O atleta Victor de Oliveira Andrade, de Votuporanga, foi o grande vencedor da 42ª Corrida e Caminhada Pedestre do Trabalhador da Estância Turística de Olímpia, competição realizada na manhã desta quarta-feira, 1º de maio, feriado do Dia Mundial do Trabalho. Victor cruzou a linha de chegada com o tempo de 23 minutos e 27 segundos. Na categoria feminino, a vencedora foi Thaynara Alves Pedroso, de Barretos, que fez o percurso em meia hora. Os participantes da corrida foram divididos por categoria, de acordo com a idade.
De Olímpia, o melhor colocado foi o maratonista Alex Ivo de Aguiar, que chegou em quarto lugar no geral, com o tempo de 25 minutos e 23 segundos. Na categoria local (atletas da cidade), os vencedores foram Nilton Donizete Cardoso e Flávia Diniz.
Aletas profissionais e amadores de toda a região estiveram em Olímpia neste feriado para participar da corrida. O evento, realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias Turismo e de Cultura, Esportes e Lazer, contou com assessoria esportiva da ALCER – Associação de Lazer, Cultura e Esporte Rio Pretense e apoio de empresas locais.
A competição teve duas modalidades: corrida de 7 quilômetros e caminhada de 3 quilômetros. No total, a organização contabilizou a participação de cerca de 600 pessoas.
A novidade deste ano foi o local da largada e chegada da prova: a Praça do Jardim São José, na zona sul da cidade. Em meio à competição esportiva, foi inaugurada a revitalização da “Praça da Paz Dom Pedro Fré”, que abriga a Igreja Matriz de São José. “Uma ideia brilhante da administração. Podemos trazer para esta região um evento muito importante”, comemorou o secretário de Turismo e de Cultura, Esportes e Lazer, Selim Jamil Murad. “Agradeço ao prefeito Fernando Cunha, pela oportunidade de realizar, junto à minha equipe, promoções como esta. Ver a dedicação dos atletas, sejam profissionais ou amadores, e participação das famílias olimpienses, nos deixa orgulhosos e com o sentimento de dever cumprido”, completou o secretário.
Para o prefeito Fernando Cunha, o evento é mais uma oportunidade de entretenimento e confraternização entre os moradores. “A atividade física une as pessoas e nós vivenciamos isso aqui. Essa é uma das corridas mais tradicionais da região, que se transformou em uma bonita festa a favor da saúde e do esporte”, destacou o prefeito.
Pelo segundo ano consecutivo, outro diferencial da competição foi o uso de um chip pelos atletas para marcar o trajeto e o tempo de cada um, via GPS.
Ao final da prova, todos foram contemplados com medalhas. Ainda foram premiados com troféu e dinheiro os cinco primeiros colocados na categoria feminino, masculino e atleta local (feminino e masculino). Os três primeiros colocados de cada categoria por idade também receberam troféus.
Confira a classificação geral da competição em anexo.
Classificação – 42ª Corrida e Caminhada Pedestre do Trabalhador