O mês de novembro chegou trazendo chuva para a Estância Turística de Olímpia. Conforme esperado pelos meteorologistas em todo o país, após a grande estiagem registrada, considerada uma das maiores na história, a primeira semana deste mês já apresenta volume superior aos últimos seis meses.
Em Olímpia, o cenário segue esta tendência, com o acumulado desses primeiros 7 dias chegando a 173,3 milímetros, superando os 86,8 mm registrados de abril a outubro. Além disso, a intensidade da chuva marca esta como a semana mais chuvosa no município, desde o início do ano.
Os números foram consolidados pela medição pluviométrica da Sabesp, podendo ter sido ainda maior, uma vez que a quantidade pode variar dependendo da região da cidade.
Ainda segundo o balanço informado, desde o dia primeiro de novembro, quando iniciadas as chuvas, o maior volume foi registrado entre as 06 horas da manhã desta quinta-feira até às 06h00 desta sexta-feira, totalizando 53,2 mm. Um grande volume também foi marcado no período de 24 horas entre o último sábado e domingo, com 51 mm.
Vale ressaltar que, apesar do grande volume, não foram registrados pontos de alagamento e nem ocorrências graves. As equipes do município, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e GCM atuaram somente no recolhimento pontual de resíduos e limpeza de ruas.
Com relação aos meses, março foi o mês mais chuvoso do ano, totalizando 317,3 mm, seguido de fevereiro, com 116,71 mm, e janeiro, com 92,8 mm, o que reforça a intensidade das chuvas na primeira semana deste mês de novembro.
A Defesa Civil mantém o alerta de previsão de chuvas intensas para este mês. Para informações, o aplicativo “Alerta SP” está disponível para os sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil local pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Leia a matéria completa no site voz olimpiense