A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, em consonância com o Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus, prorroga o prazo do decreto publicado no último dia 16 de julho que restringiu o funcionamento de hipermercados e supermercados aos sábados e domingos e a venda de bebidas alcoólicas.
O novo decreto será publicado no Diário Oficial na quinta-feira, dia 30, e terá validade até o próximo dia 10 de agosto. O novo texto, porém, traz uma novidade: os supermercados e hipermercados poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 6 às 24 horas.
“Tomamos essa medida para que as pessoas possam ter mais tempo para fazer suas compras durante a semana. Essa alteração visa evitar ao máximo o número de pessoas ao mesmo tempo no mesmo estabelecimento”, afirmou o prefeito Edinho Araújo em reunião realizada com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.
O decreto proíbe a venda de bebidas alcoólicas em todos os estabelecimentos comerciais do município entre às 20h e 6h da manhã de 2ª a 6ª feira e durante as 24 horas aos sábados e domingos. O decreto também proíbe a abertura de supermercados e hipermercados aos sábados e domingos.
“Estamos registrando um aumento de novos contaminados e pessoas internadas. A situação dos hospitais que atendem a cidade já está preocupante. Temos grande risco de retornarmos a fase vermelha, mais restritiva, caso o avanço da contaminação não seja controlado imediatamente”, informou o secretário de Saúde, Aldenis Borim.
O Comitê continuará monitorando diariamente o número de casos, a ocupação dos leitos e outros indicadores da Covid-19 e informando a população com transparência.