Em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes o governador João Doria (PSDB) anunciou a possibilidade da abertura dos parques temáticos à partir da próxima quarta-feira (23) no estado de São Paulo. De acordo com o governo, os parques poderão funcionar com 40% de sua capacidade, em um período de oito horas diárias, ao ar livre e seguindo as recomendações de segurança contra o novo coronavírus.
A abertura dos parques temáticos e um importante avanço para a economia dos município e do próprio Estado. Com a retomada, a expectativa é que o número de empregos volte a aumentar, possibilitando a geração de renda para milhares de famílias.
Em Olímpia, com o fechamento do parques aquáticos durante a pandemia, cerca de cinco mil pessoas perderam o emprego.
“Cabe salientar aqui também que essa retomada é significativa à medida que perdemos empregos no turismo no ano de 2020. O turismo havia sido, em 2019, o maior gerador de empregos do estado, com mais de 50 mil empregos segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)”, afirmou Vinícius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo.
O Estado de São Paulo tem o maior conjunto de parques temáticos da América Latina, com mais de 100 estabelecimentos.
Prefeitura de Olímpia fala sobre anúncio do Governo do Estado
“A Prefeitura de Olímpia informa que tomou conhecimento, nesta quarta-feira (16), do anúncio do Governo do Estado sobre a autorização para a reabertura parcial dos parques temáticos e aquáticos, a partir do dia 23 de setembro. Diante da liberação, o município iniciou as tratativas com as lideranças do setor, o Comitê Municipal de Gerenciamento da Covid-19 e demais departamentos envolvidos para definir as diretrizes e os protocolos de saúde a serem seguidos, a fim de que a retomada ocorra de forma gradual e responsável. Somente depois disso será publicado um novo decreto municipal, na próxima semana, regulamentando o funcionamento dos atrativos. Vale ressaltar ainda que os empreendimentos particulares têm autonomia para decidir sobre sua data de reabertura e que, a princípio, a previsão é de que isso ocorra no início de outubro.
O município acrescenta também que, desde a suspensão das atividades turísticas em março, tem atuado em conjunto com o setor, por meio da formação de quatro grupos de trabalho com o objetivo de analisar o cenário da pandemia; definir os protocolos para o Plano de Retomada; formalizar um plano de marketing para fortalecimento do destino “Olímpia” com segurança; e discutir novos projetos, obras e programas. A Administração Municipal enxerga de modo positivo a reabertura, tendo em vista que o turismo é responsável por mais de 50% da economia da cidade e a atividade está paralisada há seis meses, prejudicando a geração de emprego e renda, mas reforça que todo o processo deve ser realizado com planejamento e cautela, primando pela proteção, segurança e saúde das pessoas”