vozolimpiense-vacinacao 3

Olímpia atinge meta e vacina mais de 95% das crianças contra Sarampo e Poliomielite

A campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo encerrou em todo o território nacional nesse sábado, dia 1º de setembro, com a realização de um Dia D. Durante os 25 dias de campanha, a Estância Turística de Olímpia imunizou 2.408 crianças das 2.530 que deveriam receber a dose, registrando 95,18% de cobertura, número superior ao estabelecido pelo Ministério da Saúde (95%).

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, o município teve uma média diária de 96 crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos imunizadas nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, o índice de Olímpia superou a média nacional e estadual de imunizações, 87,79% e 85,54%, respectivamente.

Para alcançar o maior número de crianças, a secretaria também realizou, durante uma semana, a busca ativa em creches e escolas infantis, facilitando o acesso dos pais que não conseguiam ir às UBS no horário normal.

Para o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, superar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde representa o trabalho árduo da Vigilância Epidemiológica e as efetivas ações da secretaria.

“Desde o início da campanha, a Vigilância intensificou suas ações e destacou que a imunização era fundamental para a proteção das crianças e a principal forma de evitar as doenças. Além disso, o empenho em aplicar o maior número de doses mobilizou as divisões de Atenção Básica e Média e Alta Complexidade que salientavam aos pacientes a importância da vacina e orientava sobre os riscos”, destaca o secretário.

A Saúde orienta aos pais para que mantenham a caderneta de vacinação dos seus filhos em dia. Além disso, destaca que há uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação para que seja efetivada a matrícula escolar apenas com a caderneta de vacinação esteja em dia.

Em caso de dúvidas sobre as vacinas, os moradores devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (17) 3279-1400.

Publicidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.