CPP-Rio-Preto

Mais de 3,8 mil detentos deixam penitenciárias da região para saída temporária de fim de ano

A partir desta terça-feira (22) mais de 3,8 mil detentos de unidades prisionais do noroeste paulista deixam as penitenciárias para a saída temporária de fim de ano. Somente no Estado de São Paulo, mais de 33 mil detentos têm direito ao benefício.

Somente no Centro de Progressão Penitenciária de São José do Rio Preto, 1249 detentos começaram a deixar a unidade na manhã desta terça-feira. Esta é a primeira vez que os detentos saem da unidade durante o período de pandemia.

De acordo a Polícia Militar de São Paulo, durante este período, serão realizadas operações especiais para coibir a criminalidade e verificar se os detentos estão nos endereços registrados e informados à Justiça.

O Ministério Público tentou barrar a “saidinha” alegando que a medida coloca em risco presos e servidores, com a exposição ao Covid-19, mas teve o pedido negado pelo Tribunal de Justiça. O magistrado considerou que “a saída temporária objetiva o gradual retorno do reeducando ao mundo exterior, por se tratar de um dos meios facilitadores de sua reintegração social”.

Os detentos beneficiados com a saidinha devem retornar até às 18h do dia 5 de janeiro. Caso contrário, serão considerados foragidos da Justiça e perdem benefícios de progressão da pena.

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.