Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira(29) o secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, confirmou a suspeita de “fura-fila” e também “carteirada” na campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade.
Segundo o secretário, a pasta realizou levantamento das informações e constatou que havia nomes incluídos indevidamente. Após investigação interna, a prefeitura de Rio Preto decidiu encaminhar o caso ao Ministério Público.
Aldenis esclareceu ainda que todas as vacinas aplicadas pelo município seguem uma lista apresentada pelas instituições, contendo um termo de responsabilização assinado pelos diretores responsáveis. “Foi feito um termo de responsabilidade dizendo que ele responderia juridicamente na esfera cível por qualquer nome incluído que não estivesse naquela fase”.
O Secretário também admitiu que durante o processo de vacinação algumas pessoas tentaram dar “carteirada” para serem vacinadas sem ter o nome nas listas. Aldenis garantiu que as tentativas não tiveram êxito.
O Ministério Público deve investigar as suspeitas.