Após aumento de casos positivos, aumento considerável dos índices de internações e confirmação da circulação da nova variante da Covid-19 em diversas cidades do estado, o Governados João Doria (PSDB) anunciou que nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, irá estabelecer medidas mais duras no combate a pandemia. Segundo Doria, o governo paulista “não vai esperar uma situação de caos e de incapacidade de atendimento hospitalar para adotar medidas mais duras”.
As novas medidas complementares às regras do Plano São Paulo serão anunciadas às 12h45 de amanhã, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A cidade de Olímpia aguardava uma nova reclassificação após abertura de cinco novos leitos na Santa Casa de Misericórdia da cidade e a liberação de mais dez leitos na cidade de Barretos, mas diante do agravamento da pandemia, esta expectativa pode ser frustrada.
Doria demonstrou preocupação durante evento que comemorou o aniversário de 120 anos do Instituto Butantan.
“Teremos um novo anúncio do Plano São Paulo. O Governo do Estado de São Paulo está preocupado e nós não vamos esperar chegar até uma situação de caos e de incapacidade hospitalar”, disse o governador.
Segundo João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, o Estado de São Paulo bateu recorde de pacientes internados com covid-19 em UTIs. Foram mais de 6.410 pessoas nas UTIs em todo o Estado.
O coordenador avaliou que “Mesmo sem um aumento significativo de novas internações, a permanência dos pacientes nas UTIs tem sido maior. Por isso, nós temos um número de internados bem acima da expectativa”.
Boletim Covid-19 em Olímpia – Atualizado: Terça-feira, 23 de fevereiro.