Edinho Araújo

Rio Preto decide implantar lockdown

Com objetivo de conter o avanço da COVID-19 em São José do Rio Preto e na região, o prefeito Edinho Araújo (MDB), se reuniu neste domingo, 14 de março, com representantes do comitê de enfrentamento ao coronavirus, representantes do Ministério Público, Judiciário e autoridades  municipais, para debater medidas mais restritivas, lockdown, a partir desta semana. A data para início das medidas mais restritivas será divulgada após reunião nesta segunda-feira(15).

A decisão de aderir o Lockdown foi aceita por unanimidade, considerando a gravidade do momento. As medidas mais restritivas seriam a única forma existente no momento  para evitar um grande colapso no sistema de saúde, que além de afetar a cidade de São José do Rio Preto, afeta também, cidades vizinhas, tendo em vista que os hospitais da cidade recebem pacientes da região.

De acordo com os últimos dados apresentados pelo município, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 98%. O número de pacientes que aguardam internações está subindo diariamente, bem como o aumento de óbitos de pacientes na fila de espera, o que reforça a necessidade de implementação de medidas mais firmes no controle da pandemia.

O prefeito Edinho Araújo falou ao jornal Diário da Região sobre a reunião e a implantação do lockdown.

“A situação neste momento, como em todo estado, é uma situação muito difícil, não há leitos disponíveis, leitos covid, portanto nós temos que tomar uma decisão conjunta, estarei amanhã reunido com os prefeitos da região, claro, online, e vamos discutir essa questão. Continuamos na luta pela vida, queremos que todos tenham assistência, ninguém fique sem atendimento público.

Edinho falou ainda da importância da união neste grave momento de pandemia.

“O que eu quero é a união de todos neste momento para salvar as vidas, porque não há  economia sem vida. Vamos primeiro salvar as vidas e retomarmos a economia o mais rápido possível”.

Segundo o prefeito, a adesão das medidas mais severas pelos municípios vizinhos de São José do Rio Preto é de fundamental importância para que haja uma contenção efetiva do avanço do vírus na região.

Santa Casa de Olímpia no limite.

O aumento do número de casos positivos e de internações por COVID-19 no município de Olímpia também é preocupante. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na Santa Casa está no limite. Nesta semana, o Hospital registrou 100% de ocupação nos leitos da Unidade de Terapia Intensiva.

O diretor clínico do hospital e vice-prefeito de Olímpia, Dr. Fábio Martins, confirmou que a situação é grave, e que o sistema de saúde local e da região está a beira do colapso.

 

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.