O município de Tabapuã, localizado à 30 km de Olímpia, implantou uma nova forma de identificar e controlar o isolamento dos pacientes positivos e suspeitos para a Covid-19. O controle será realizado através de pulseiras que variam de cor conforme o estado do paciente.
De acordo com o decreto Nº 053/21 publicado no último dia 23 de março, ao dar entrada com sintomas ou por qualquer outro motivo ser considerado
suspeito de contaminação de SARS-CoV-2, o indivíduo receberá a pulseira de cor amarela, denominada ISOLAMENTO, até derradeiro diagnóstico laboratorial.
Se após o advento do diagnóstico laboratorial ou se por meio de testagem clínica o indivíduo for diagnosticado com COVID-19, receberá a pulseira vermelha, também denominada ISOLAMENTO, devendo permanecer com ela durante todo o tratamento, somente podendo ser retirada pelo médico responsável, no momento de receber alta.
Caso o paciente retirar ou romper a pulseira, ou se acaso flagrado violando o isolamento, comparecendo em lugares ou em contato próximo fora de sua residência, será autuado e multado no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), além de ser investigado por possível crime contra a saúde pública.
O município de Nova Granada também localizado no Estado de São Paulo já adota a medida para evitar que pacientes com suspeita ou positivos para a Covid circulem desrespeitando o isolamento.