A 4ª edição do Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados, considerado um dos maiores eventos do gênero no país, teve início nessa terça-feira (23), na Estância Turística de Olímpia.
Com programação até sábado, dia 27, no Thermas dos Laranjais, o congresso une lideranças municipais, iniciativa privada, entidades, fundações, governo e associações representativas, contando com a presença de diversas autoridades estaduais e nacionais.
A abertura do evento ocorreu na noite dessa terça-feira (23), na Sala de Convenções do parque. O Conexidades marca a retomada dos eventos presenciais de grande porte na Estância Turística de Olímpia e discutirá assuntos fundamentais para o desenvolvimento e futuro das cidades, nos principais campos da gestão pública.
No ato, Sebastião Misiara, presidente do Conselho Gestor da UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), entidade organizadora do Conexidades, falou sobre a importância do evento para o crescimento dos municípios e citou Olímpia como exemplo. “O Conexidades chega para falar sobre mudanças na forma de governar. O município precisa contar com a parceria privada para torná-lo mais forte e para que as políticas públicas essenciais à vida cheguem mais rápido a quem precisa. Olímpia fez essas mudanças, começando com o Geninho e dando sequência com o Fernando e, hoje, juntos e com a parceria da iniciativa privada, construíram uma cidade com mais de 30 mil leitos, onde o Turismo representa 55% da economia, e fazem um trabalho que impulsionam a cidade com o seu melhor destino. Com isso, o Conexidades pretende mostrar aos movimentos municipalistas os caminhos que possam levar os prefeitos e vereadores a cumprir o papel de oferecer melhor qualidade de vida da nossa gente”, declarou.
O prefeito Fernando Cunha, anfitrião do evento, agradeceu a confiança da organização em escolher Olímpia e citou a oportunidade para troca de experiências entre os municípios. “O nome Conexidades é muito feliz porque fala o que realmente vamos vivenciar esses dias, a conexão das cidades. Tenho toda uma equipe para agradecer, incluindo a iniciativa privada, em especial o Thermas, que nos cedeu o espaço para este evento e é o precursor pelo fenômeno que Olímpia se tornou no Turismo. São os municípios que constroem o país, que são a organização social e política e espero que, neste congresso, a gente possa se conscientizar e aprender mais entre os municípios, contribuindo para a retomada do crescimento econômico”, destacou o prefeito.
O evento foi oficialmente declarado aberto pelo secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marco Penido, que representou o Governador do Estado, João Doria, e ressaltou o objetivo do encontro. “Aqui em Olímpia temos o Turismo e o entendimento de que não é apenas passeio ou viagem, o Turismo traz o recurso, o deslocamento, o investimento, é um exemplo claro do 1º Distrito Turístico decretado, quanta riqueza e oportunidade está sendo criada aqui. Por isso, precisamos trocar experiências para sermos cada vez melhores e podermos crescer e é essa retomada que o evento nos propõe”, disse Penido.
O palco de autoridades foi ainda formado pelo deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani; o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti; a presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cristiana de Castro Moraes; e o secretário estadual de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz; o deputado estadual, Rafa Zimbaldi; o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga; o representante do Sebrae, Tirso Meirelles; o deputado estadual, Rafa Zimbaldi, o presidente da Câmara de Olímpia, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), e o presidente da Federação Nacional de Servidores dos Legislativos e dos Tribunais de Contas Municipais, Antônio Carlos Fernandes Lima Junior. O evento contou também com a presença de outras autoridades, prefeitos, imprensa, e representantes dos municípios e entidades participantes.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quarta-feira (24), haverá três painéis no período da manhã, tratando de assuntos como saneamento, meio ambiente, turismo e gestão de recursos. O último debate do dia, às 14h30, com o tema “Retomada do Turismo – Estamos Prontos?” terá a participação do prefeito Fernando Cunha.
Além dos painéis, o evento conta ainda com 60 estandes e espaços de empresas públicas, privadas e Prefeituras Municipais para divulgação das cidades e instituições, com a presença de mais de 300 cidades de mais 10 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.
Como cidade anfitriã, a Estância Turística de Olímpia, que é também Capital Nacional do Folclore, está promovendo apresentações culturais de dança e música no espaço dos estandes, divulgando e valorizando a cultura local, com a parceria fundamental do trade turístico. A expectativa da UVESP é de que cerca de 3 mil pessoas passem pelo local durante os cinco dias.
Confira todas as informações no site do evento, www.conexidades.com.br.