No próximo dia 24 de junho, a Estância Turística de Olímpia celebra seu Padroeiro, São João Batista, e, para marcar a data, a Prefeitura está preparando uma programação especial com atos, inaugurações e atividades culturais.
Assim, as comemorações começam na sexta-feira à noite, dia 23, com diversas atividades na ECO – Estação Cultural de Olímpia. A partir das 19h30, o complexo cultural ganha sua Ala Gastronômica, que será administrada pelo gerente de operações e empreendedor, Washington Rueda, com cardápio assinado pelo conceituado chef de cozinha, Jefferson Rueda, proprietário do premiado restaurante A Casa do Porco. Na ocasião, será apresentado o menu do restaurante local, que consiste na primeira expansão da marca da alta gastronomia assinada por Rueda para o interior do Estado.
Na mesma noite ilustre, a ECO entrega o Salão de Artesanato para valorizar a cultura típica local e regional e também inaugura duas novas exposições culturais gratuitas. Intitulada “O Melhor de Maguetas – As Paisagens Impressionantes”, uma das novas mostras do salão será do artista plástico impressionista brasileiro, Washington Maguetas, ícone de sua geração e reconhecido por suas belas obras de arte tanto no Brasil como no exterior, tendo como principais temas paisagens brasileiras, interiores, retratos, natureza morta, entre outros.
Já a outra exposição “Reminiscência Ferroviária”, traz um resgate para preservar as memórias de uma época que marcou o desenvolvimento das cidades brasileiras, como também de Olímpia, sendo um marco na expansão da economia e na transformação do cenário social dos municípios.
Abrilhantando ainda mais a noite, será realizado também o lançamento oficial do Livro-Catálogo “OLÍMPIA – 120 ANOS” em comemoração ao aniversário de fundação da cidade, celebrado em 02 de março de 2023, com registros inéditos e históricos, que abordam principalmente as fases do desenvolvimento econômico do município e relembram a importância da ferrovia nesse contexto.
Complementando a programação, no sábado, dia 24 de junho, às 10 horas, a Prefeitura inaugura a Escola Municipal de Música, com o nome Estação da Música “Wadão Marques”, uma homenagem ao artista, compositor, músico, professor e poeta olimpiense, Edward Marques da Silva, o saudoso Professor Wadão, em agradecimento a toda sua contribuição e legado artístico.
A escola está sendo implantada em um imóvel, ao lado da ECO, onde funcionava o antigo prédio de bagagem da estação ferroviária, que foi totalmente restaurado, conservando as características originais do local. No equipamento, serão oferecidas aulas gratuitas de música para crianças e jovens, fortalecendo a música como papel transformador de uma sociedade. As obras da Ala Gastronômica e da Escola de Música contaram com recursos do Governo do Estado para implantação.
“Temos diversas obras em andamento em benefício da população, que serão entregues no decorrer dos próximos meses, mas escolhemos as atividades culturais para marcar esta data. Isso porque cuidar do patrimônio histórico e cultural de Olímpia é um legado que valorizamos no trabalho de nossa gestão e o restauro da Estação Ferroviária é a principal marca deste compromisso. Esta é mais uma fase deste projeto de revitalização da ECO, com novos atrativos como a Sala de Artesanato e a Ala Gastronômica que agregam valor e incentivam a visitação deste importante equipamento cultural, assim como a Escola de Música, que faz parte do complexo e fomentará a formação artística tão forte na identidade de nossa cidade. Aproveitamos também para lançar um catálogo especial em comemoração aos 120 anos de Olímpia, celebrados neste ano, marcando na história mais um ciclo de desenvolvimento”, destacou o prefeito Fernando Cunha.