Manutencao Natal Breda (3)

Vicinal Natal Breda recebe operação emergencial

Considerada uma das obras de infraestrutura e segurança viária mais necessárias de Olímpia, a Estrada Vicinal Natal Breda (OLP – 040), que liga a cidade a Tabapuã, está recebendo, nesta semana, uma manutenção emergencial com operação tapa-buraco. A medida foi determinada pelo prefeito Fernando Cunha tendo em vista as condições precárias da via, visando oferecer mais segurança aos motoristas e produtores que trafegam pelo local, uma vez que a obra de recuperação funcional com o devido recapeamento permanece paralisada por impasses junto ao Governo do Estado.

Desta forma, a equipe da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura está percorrendo toda a extensão do trecho pertencente a Olímpia e executando a massa asfáltica nos pontos mais críticos, como forma de amenizar e evitar os possíveis transtornos aos usuários.

Vale ressaltar que o município permanece em constante tratativa com os órgãos responsáveis e lideranças políticas para cobrar a retomada dos trabalhos que foram abandonados para empresa vencedora da licitação e, até o momento, não houve nenhum posicionamento favorável para continuidade dos serviços.

OBRA PARALISADA PELO ESTADO

Estimada em mais de R$ 22 milhões, a recuperação da via é uma obra de alto custo devido à necessidade de reforma em toda a parte estrutural da vicinal, que possui mais de 30 anos de uso e, que neste período, sofreu drasticamente com o tráfego de veículos pesados que desviam de pedágios da região, danificando o asfalto que não tem condições suficientes para suportar o excesso de peso.

Assim, considerando o alto risco de acidentes do local, desde o início do primeiro mandato, a atual gestão tem buscado incessantemente os órgãos superiores para solicitar a recuperação da estrada, com inúmeras tratativas, reuniões e formalização de ofícios relatando a necessidade urgente de recapeamento.

Enfim, após muita luta, a vicinal foi contemplada, em 2021, pelo Programa Estadual “Novas Vicinais”, do Governo do Estado, por meio do DER – Departamento de Estrada de Rodagem, sendo que, por definição do próprio Estado, a recuperação da vicinal foi licitada em duas partes – uma o trecho pertencente a Tabapuã e outra a Olímpia. Sob responsabilidade de empresas diferentes, a parte de Tabapuã (17,7 km) foi totalmente concluída e a de Olímpia (13,5 km) foi iniciada em janeiro em 2022 e abandonada pela empresa vencedora da licitação logo em seguida, com menos de 1 km de extensão recuperado, alegando defasagem de recursos para a devida recuperação frente ao agravamento das condições da via.

Desde então, o município tem buscado a retomada, recebendo parecer do Estado de que a obra foi novamente licitada no Lote 146 da Fase 9 (Edital nº 193/2022-CO do Governo do Estado), em dezembro de 2022, mas ainda segue pendente, sem assinatura do contrato com a nova empresa e a emissão da ordem de serviço, tendo em vista a justificativa de que, com a mudança de administração estadual, não houve reserva de recursos no orçamento para tal obra.

Diante do cenário, a Prefeitura segue com o constante trabalho paliativo de manutenção para minimizar riscos e se mantém comprometida em viabilizar o retorno dos trabalhos o mais urgente possível.

 

 

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.