Integrando o projeto de melhoria da mobilidade urbana com a implantação de ciclovias que permitam a interligação e circulação por toda a cidade, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia iniciará, nos próximos dias, mais uma etapa desta obra estruturante. Desta vez, a ciclovia será construída ao longo de toda a Avenida Constitucionalista de 32, totalizando um trecho de cerca de 1 km, entre a Avenida Gov. Adhemar Pereira de Barros e a Avenida Aurora Forti Neves.
Vale ressaltar que a pista será executada no espaço do canteiro central para não interferir no tráfego de veículos, recebendo toda a infraestrutura necessária de pavimentação asfáltica e sinalização vertical e horizontal, com indicação das faixas nos dois sentidos de direção, além das placas de regulamentação, como Parada Obrigatória e a sinalização específica do uso exclusivo de ciclistas.
Nesta semana, está sendo realizada a limpeza do local, que inclui a retirada de árvores de pequeno e médio porte com as devidas autorizações e ciência da CPFL, responsável pela linha de distribuição de energia instalada ao longo da Avenida, para o início das obras de construção da ciclovia. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 380 mil em recursos próprios.
Esta etapa do projeto de implantação do sistema de ciclovias possibilitará a interligação com as pistas já existentes ao longo da Avenida Aurora Forti Neves e também na Via de Acesso Wilquem Manoel Neves, promovendo um trânsito mais sustentável, adequado e seguro, além de maior mobilidade urbana.
Segundo a secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, posteriormente, há ainda a previsão de paisagismo no canteiro central, com o plantio de novas mudas conforme a regulamentação da CPFL, além de bancos decorativos e pergolado.