Na última segunda-feira, 25 de setembro, foi realizada a primeira reunião de discussão do Conselho Municipal de Segurança Pública. No encontro, conduzido pelo presidente, o prefeito Fernando Cunha, foi apresentado o decreto municipal de número 8.739, que dispõe sobre a criação do conselho. Além disso, foram eleitos para vice-presidente, o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Hélio Lisse Junior, e como secretário do conselho, o comandante da Guarda Municipal, Major Edson Rodrigues de Oliveira.
Durante a reunião, foi discutido sobre o tema Segurança Escolar, onde a secretária municipal de Educação, Maria Cláudia Vanti Luizon Padilha, esclareceu quais medidas estão sendo adotadas para a segurança nas escolas como a instalação de alarmes; botão do pânico, já instalados nas escolas e interligado ao Centro de Comunicações da Guarda Municipal; projeto para aumentar a altura dos muros e alambrados; instalação das concertinas, inclusive já iniciada em algumas escolas; início do projeto para instalação de câmeras de segurança na entrada das escolas; apoio da Guarda Municipal no patrulhamento, entre outros.
Ainda no encontro, o presidente da Câmara, vereador Sargento Barrera, falou sobre a importância de uma base comunitária para o atendimento ao público na praça das Cohab I e II, um projeto que será estudado futuramente. O delegado da Polícia Civil, Dr. Marcelo Pupo de Paula e o Capitão Marlon de Assis Magro, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Olímpia, relataram sobre a importância do monitoramento da cidade na solução de ocorrências. O secretário de Segurança, Hélio Lisse Junior, e o comandante da GCM, Major Rodrigues, falaram sobre o planejamento da ampliação do sistema de videomonitoramento e outros projetos de melhorias na segurança pública.
Estiveram presentes ainda na reunião, os demais membros do conselho: Dr. Edilson De Nadai, secretário de Governo; 1º Tenente PM João Paulo Bortholin e 1º Sargento PM Alexandre Zanetti, do Corpo de Bombeiros de Olímpia; Camila Reale, do Gabinete do Prefeito e Daniela Depieri Branco Rocha, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.