sabesp

Serviços de água e esgoto começam a ser operados pela Sabesp em Olímpia

A partir desta segunda-feira, dia 11 de dezembro, a Sabesp iniciou a operação dos serviços de água e esgoto na Estância Turística de Olímpia. Em maio, a Companhia venceu a licitação para gestão do saneamento local, pelo prazo de 30 anos, numa disputa que contou com oito concorrentes privados.

O contrato foi assinado em outubro, quando começou a operação em conjunto com a Prefeitura de Olímpia, num processo de transição entre a então autarquia Daemo e a nova concessionária, para que, a partir de agora, a Sabesp passe a ser a nova responsável pelo serviço.

Vale ressaltar, contudo que, até o dia 08 de fevereiro de 2024, uma Comissão Técnica e Estratégica de Acompanhamento da Concessão, criada pelo Decreto 8.882/2023 continuará acompanhando a transição, supervisionando a Sabesp, quando então será iniciado o processo formal de extinção do DAEMO, com a nomeação de um inventariante que acompanhará e ser responsabilizará pelos procedimentos formais e contábeis de encerramento do exercício 2023, bem como todas as questões burocráticas e de prestação de contas necessárias.

Enquanto isso, a Sabesp assume a responsabilidade sobre os investimentos e cobranças quanto aos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Olímpia. Segundo a concessionária, durante as próximas semanas, a Sabesp iniciará investimentos em tecnologias e obras para ampliar a eficiência no sistema, contribuindo para uma operação mais sustentável.

Além disso, o início dos serviços inaugura um novo momento no saneamento do município, com mais segurança hídrica e com a garantia de água permanentemente a todos. Isso proporciona aos gestores locais traçarem políticas públicas com o objetivo de fortalecer o crescimento econômico e o bem-estar social, visando novas oportunidades e renda aos olimpienses, além de beneficiar os turistas que procuram suas águas termais.

A Sabesp também vai revitalizar, ao longo dos anos, as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade e distritos. Ainda falando em obras, serão executados mais 4,47 km de adutora, com o objetivo de colocar em operação o Poção 3 e ampliar a capacidade de abastecimento em Olímpia.

As ações vão beneficiar os mais de 55 mil moradores com mais saúde e qualidade de vida, bem como contribuir para a preservação do meio ambiente. A Companhia fica responsável nas próximas três décadas pela captação, adução, tratamento e distribuição de água, além de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto.

VERIFICADOR INDEPENDENTE

Importante salientar também que está aberto o chamamento para prestação de serviços de Verificador Independente, um trabalho técnico que tem o objetivo de potencializar os resultados das parcerias público-privadas (PPPs), atuando como um fiscal do município contratado pela Sabesp e colocado à disposição da Prefeitura para supervisionar o trabalho e acompanhar o cumprimento das metas de investimentos, bem como o atendimento à população, dentre outros.

O edital para contratação pode ser acesso no link: https://www.sabesp.com.br/site/uploads/file/asabesp_doctos/Olimpia_TR_Verificador_Independente.pdf

ATENDIMENTO AOS CLIENTES

Tendo como objetivo a manutenção e melhoria da qualidade no atendimento aos clientes, o antigo posto de atendimento do Daemo será mantido no mesmo local e horário de funcionamento, sendo que alterações nestas atividades serão comunicadas aos clientes com antecedência. Além disso, a partir de hoje, os clientes ganham mais opções de relacionamento. Confira os canais oferecidos para falar com a Sabesp:

– Agência de atendimento pessoal: Av. Harry Giannecchini, 350 – Jardim Toledo, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira;

– Central de Atendimento Telefônico da Sabesp – telefone 0800-055 0195, que tem ligação gratuita, 24 horas por dia, sete dias por semana.

–  Aplicativo de mensagens WhatsApp (17) 99669-8027;

– Agência Virtual Sabesp e atendimento via chat, disponíveis no site www.sabesp.com.br; nestas opções é possível a solicitação de diversos serviços, como ligação de água e esgoto, segunda via de contas, solicitação de consertos, entre outros;

– App Sabesp Mobile disponível na Play Store ou Apple Store;

– Técnico de atendimento Comercial Externo – TACE, que todo mês efetua a leitura e entrega simultânea das contas nas residências, podendo também esclarecer dúvidas e acatar solicitações dos clientes;

– Agências da Sabesp localizadas nas Unidades do Poupatempo de outras cidades;

A SABESP EM OLÍMPIA: 

Comunidade beneficiada: O município vai receber pela outorga dos serviços R$ 148 milhões, dos quais R$ 36 milhões são destinados à saúde (edificações hospitalares) e o restante deverá ser usado em investimentos diversos, trazendo grandes benefícios aos cidadãos olimpienses. Além da outorga fixa, o Município também deverá receber, mensalmente, a outorga variável, de 1% sobre a receita líquida mensal, que será utilizado nas ações de meio ambiente.

Abastecimento de água: A cidade vai receber novos equipamentos, terá obras para expansão do sistema integrado de abastecimento, reservação, renovação e implantação de novas redes de distribuição, aumentando a oferta de água à população.

Coleta e tratamento de esgoto: Também receberão investimentos o sistema de esgotamento sanitário, que compreende redes coletoras, estações de bombeamento e as grandes tubulações (ou coletores-tronco).

Para mais informações:

https://www.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=815

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.