doações

Cidade destina mais de 90 toneladas de doações em campanha solidária em prol ao Rio Grande do Sul

As ações solidárias em prol às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul têm mobilizado todo o país e, na Estância Turística de Olímpia, não foi diferente. Desde a última semana, as primeiras iniciativas voluntárias tiveram início, ganhando força nos últimos dias, quando estão sendo carregados os primeiros caminhões de doações.
Até o momento, cerca de 60 toneladas de donativos já foram carregadas na campanha “SOS Rio Grande do Sul” para serem transportadas, sendo 30 delas enviadas pelos Correios. Além disso, neste sábado, dia 11 de maio, mais 30 toneladas de doações arrecadadas no Parque Aquático Thermas dos Laranjais seguem em direção ao Sul, em uma carreta cedida pelo Iquegami Supermercados.
Poder público, empresas privadas, colaboradores, instituições e a população em geral têm se unido em uma grande corrente do bem, com o objetivo único de arrecadar donativos para auxiliar os gaúchos.
Segundo balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 435 municípios já foram afetados pelas fortes chuvas, somando quase 2 milhões de pessoas impactadas. São famílias que estão ilhadas, feridas ou desabrigadas, resultando em extrema dificuldade de acesso aos itens mais básicos de sobrevivência, tendo em vista também, o desabastecimento do Estado, devido às limitações do transporte e logística ocasionadas pelas inundações.
Assim, diante da grave situação das cidades e das pessoas, cidades de todo o Brasil estão arrecadando donativos e transportando até o Sul, em gigantesca ação solidária. Em Olímpia, diversas empresas e pessoas estão à frente dessas mobilizações, uma vez que toda ajuda é bem-vinda.
No entanto, para melhor organizar a destinação, alguns pontos específicos foram definidos para coleta de doações, bem como os materiais a ser coletados. Sendo assim, os itens principais de doação são água potável, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza. Alimentos não perecíveis de fácil consumo, roupas e agasalhos também estão sendo recebidos.
Os interessados em contribuir podem levar as doações até o Gabinete da Prefeitura (Praça Rui Barbosa), no CRAS 1 – Santa Ifigênia, na Selaria Ducatti (Rua Síria), em uma das lojas do Iquegami Supermercados, no Poupatempo, na A Construtora e também na agência dos Correios, que está ainda contribuindo com o envio das arrecadações.
Vale lembrar, que além desses, diversos outros locais e empresas da cidade estão recebendo doações, que podem ser, posteriormente, levadas até um dos pontos oficiais para o carregamento dos caminhões que também estão sendo emprestados voluntariamente pela iniciativa privada para o transporte até o sul.
A proposta da mobilização foi uma indicação de vários moradores, empresários, vereadores e do Prefeito Fernando Cunha que, sensibilizados pela tragédia, providenciaram todos os trâmites necessários, não medindo esforços para concretizar a ação. A campanha conta ainda com o apoio das secretarias municipais da Assistência Social, Obras, Engenharia e Infraestrutura, e Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, por meio da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.
A campanha SOS Rio Grande do Sul será realizada durante todo este mês de maio, podendo ser estendida, de acordo com a necessidade e orientação do Governo Gaúcho.

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.