Após a forte chuva e as rajadas de vento registradas no início da noite dessa quinta e madrugada desta sexta-feira, dias 24 e 25 de outubro, na Estância Turística de Olímpia, as equipes da Prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e demais setores envolvidos, iniciaram uma força-tarefa de limpeza em ruas e avenidas.
Segundo medição dos pluviômetros, a cidade registrou, em média, 75 milímetros de chuva e os ventos chegaram a 55 km/h. Apesar da ventania e do grande volume, não houve registro de ocorrências graves e nem pontos de alagamento no município.
As equipes envolvidas no trabalho de rescaldo estão desde o início da manhã atuando em diversos pontos da cidade para limpar vias com terra, no recolhimento de resíduos e na remoção de árvores. Maquinários novos adquiridos recentemente pela Prefeitura estão sendo utilizados na execução dos serviços.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 20 chamados com árvores de pequeno e médio porte foram registradas. Diversos bairros da cidade tiveram falta de energia, com deslocamento das equipes da CPFL para atendimento, sendo que, na manhã desta sexta, o fornecimento de energia havia sido restabelecido por completo.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo continua com o alerta para que a população redobre a atenção, tendo em vista as condições meteorológicas que indicam tempestades com ventos fortes e chuvas intensas. Para informações, a Defesa Civil do Estado conta com o aplicativo “Alerta SP”, disponível para os sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados por SMS: basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil local pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.