654654

Saúde de Olímpia promove ações das campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco

O mês de janeiro é marcado por duas importantes campanhas do calendário de Saúde. Pensando nisso, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo ações de conscientização, referentes ao Janeiro Roxo e ao Janeiro Branco.

Segundo o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, o Janeiro Roxo visa reforçar a importância do cuidado, diagnóstico e tratamento da Hanseníase, uma doença infecciosa que acomete pele e nervos, sendo que a forma de contágio se dá pelas vias respiratórias e convívio prolongado. Os sintomas mais comuns são manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelos no local.

Assim, para ampliar o conhecimento sobre a doença, o CTA está promovendo orientações em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde para informar os pacientes que utilizam os serviços da rede pública.

Além disso, duas mobilizações serão feitas nos próximos sábados para orientar a população em relação à prevenção e combate à Hanseníase e oferecer testes rápidos de HIV e Sífilis. Neste sábado, dia 18, a equipe estará, das 8h30 às 12h, na Praça da Matriz e, no dia 25 de janeiro, no Supermercado Iquegami do Bairro Harmonia.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar atendimento médico na Unidade de Saúde mais próxima para avaliação. A Hanseníase tem cura e deve ser tratada precocemente. O município oferece todo o tratamento gratuitamente pelo SUS.

JANEIRO BRANCO

Já o “Janeiro Branco” incentiva a conscientização sobre a saúde mental e emocional, visando alertar para os cuidados e prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras.

Para chamar a atenção para a causa, na semana do dia 20 a 24 de janeiro, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial terá decoração especial com bexigas brancas contendo mensagens e frases motivacionais, que poderão ser estouradas pelos pacientes que quiserem.

O objetivo é reforçar o serviço humanizado e de acolhimento oferecido na unidade, atendimento profissional. Devido a problemas estruturais, recentemente o prédio do CAPS foi interditado e os atendimentos foram transferidos para a sede do Fundo Social para não desassistir os moradores. A Administração Municipal já estuda melhores instalações e ampliação do atendimento para melhor acolher a população.

Publicidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.