A Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana e a de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável deram início ao compartilhamento de informações e tecnologias para aprimorar os serviços prestados aos moradores e visitantes da Estância Turística de Olímpia. Uma reunião foi realizada nesta quinta-feira (16), entre as duas pastas, comandadas pelo Tenente-Coronel Vinícius Cláudio Zoppellari e Wilson França, respectivamente. O encontro serviu para definir as ações prioritárias, principalmente para a área de segurança pública.
Será elaborado um termo de parceria público-privado para compartilhamento de imagens de câmeras particulares, que ajudarão no monitoramento do município. Outro tema discutido foi a implantação do programa Muralha Paulista na Estância Turística de Olímpia. O programa, mantido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, contempla ações que incluem investimentos em bases policiais, integração tecnológica entre municípios e estado, além da utilização de ferramentas como reconhecimento facial e aplicativos policiais.
Também estão sendo feitos estudos para a integração de novas tecnologias ao sistema de monitoramento já existente, além de compartilhamento de informações com a Defesa Civil sobre áreas críticas. Para o trânsito, estão sendo realizados levantamentos de pontos estratégicos onde serão instalados semáforos inteligentes, com sensores para direcionar o tráfego de veículos e pedestres de acordo com a demanda da via, permitindo maior fluidez.