Após muitos anos de espera, os moradores da Rua Américo Brasiliense finalmente não devem mais enfrentar graves problemas com as enxurradas durante as fortes chuvas. Nesta semana, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, concluiu a obra de construção das galerias de águas pluviais.
No total, para a execução das galerias foram investidos R$ 325 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e mais R$ 357 mil de contrapartida do município.
A obra teve início em maio e percorreu as ruas Américo Brasiliense, Dr. Antônio Olímpio e 9 de Julho. Nos trechos, foram utilizados cerca de 800 metros de tubo, além de 250 metros de ramais (tubos ligados à rede de esgoto). A tubulação foi instalada a partir da Rua 9 de Julho, entre as ruas Conselheiro Antônio Prado e Dr. Antônio Olímpio; depois na Rua Dr. Antônio Olímpio, entre as ruas 9 de Julho e Américo Brasiliense, e desceu a Rua Américo Brasiliense, até a Avenida Aurora Forti Neves.
Os serviços foram executados por etapas. No primeiro momento, foram feitas a demolição do pavimento, escavação, assentamento de tubos e reaterro. Depois, foi realizada a execução dos poços de visita e bocas de lobo. E, por fim, os reparos de calçadas e guias para a pavimentação.
“Chegamos ao fim de uma obra de infraestrutura importante para a população de Olímpia, principalmente para os moradores da Rua Américo Brasiliense, que sofriam com as fortes enxurradas, pois existia a falta de uma captação de água. Por isso, investimos na construção e revitalização de milhares de metros de galerias pluviais em todos os cantos da cidade, solucionando problemas de enxurradas e inundações”, disse o prefeito Fernando Cunha.