Fausto Pinato, Fernando Cunha, Marcos Pagliuco

UTI da Santa Casa receberá mais recursos pleiteados pelo prefeito com ajuda de Fausto Pinato

A partir deste mês, a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia está autorizada a receber novos recursos do Governo Federal. O repasse foi oficializado pela Portaria N° 3.963, de 13 de dezembro de 2018, do Ministério da Saúde, que destina um complemento de cerca de R$ 370 mil por ano ao hospital pela reclassificação de leitos da UTI para Adulto Tipo II. Com a nova qualificação, o repasse federal anual à instituição será de quase R$ 790 mil.

A ampliação da verba já havia sido anunciada pelo ministro Gilberto Occhi, na semana passada, durante visita à região que foi acompanhada pelo prefeito Fernando Cunha e pelo secretário de Saúde, Marcos Pagliuco.

A reclassificação e o consequente aumento do repasse foram efetivados graças ao empenho do prefeito e ao trabalho do deputado federal Fausto Pinato (PP). No início do mês, uma audiência intermediada pelo parlamentar possibilitou que o prefeito discutisse demandas importantes para a saúde do município, entre elas, o impasse vivido, há meses, pelo hospital em relação à reclassificação e à viabilização dos recursos.

A requalificação da UTI ocorreu após a reforma e reativação da unidade que ficou um longo período sem prestar atendimento intensivo por não ter condições adequadas. Dessa forma, em setembro do ano passado, a união de esforços da Prefeitura, da Câmara Municipal e da própria instituição permitiu a retomada dos serviços que são de extrema importância, uma vez que o hospital é o único da microrregião.

Para o prefeito Fernando Cunha, a ampliação do repasse é mais um auxílio que vem para equilibrar as contas da Santa Casa. “Sabemos dos problemas enfrentados pela Saúde em todo o país e o quanto os recursos são importantes para melhorar os serviços. A reativação foi feita com muito esforço para oferecer mais qualidade e, agora, concretizamos a reclassificação que, para a diretoria do hospital, parecia perdida. Foi um recurso difícil, mas nos dedicamos a lutar por essa causa porque é um direito dos pacientes atendidos na Santa Casa”, disse o prefeito.

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.