O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 09, que o município auxiliará nos atendimentos da Delegacia de Polícia Civil com a transferência de quatro escriturários. Nos últimos meses, o posto policial tem passado por dificuldades com as ocorrências já que seis profissionais se aposentaram e não foram substituídos pelo Estado.
Um convênio já vem sendo elaborado pelas secretarias municipais de Governo e Administração para formalizar esta cessão ao governo estadual, no entanto, dois servidores da Prefeitura devem começar a auxiliar nos trabalhos já nos próximos dias. A medida ajudará a manter os serviços prestados pela delegacia, principalmente nos plantões.
Recentemente, o prefeito recebeu o delegado seccional João Brocanello, e os delegados Marcelo Pupo e Ricardo Afonso Rodrigues, no Gabinete Executivo, para expor a alternativa sugerida a fim de não desassistir o município. A proposta foi bem recebida e elogiada pelos envolvidos.
Até que não haja uma solução definitiva, o prefeito ainda se comprometeu em reunir um grupo de prefeitos da região, por meio do Codevar – Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande, para discutir com o novo Governo do Estado propostas emergenciais para o local. Atualmente, a delegacia também é responsável por todo atendimento, após as 17 horas, das ocorrências policiais da comarca de Olímpia.
Além dos futuros profissionais, o município já cede quatro estagiários para o prédio da Rua São João e outro para a Delegacia da Mulher. Há poucos meses, a Prefeitura também assumiu a responsabilidade, que era do Estado, pelo serviço de emissão do RG. Com os trâmites legais agora formalizados, o trabalho começará efetivamente na próxima semana.