Em poucos dias de mandato, o novo governador do Estado de São Paúlo, João Doria(PSDB), e seus secretários, já realizaram ações que afetaram várias cidades da região, inclusive Olímpia.
Cerca de 60 convênios firmados entre o Estado e municípios, assinados ainda na gestão do ex-governador Márcio França foram cancelados pelo atual governo.
Em Olímpia, um convênio no valor de R$ 5 milhões que beneficiaria a cidade através da realização de recapeamentos de ruas e vicinais foi cancelado, de acordo com o convênio, a previsão era a duplicação de 3,5 quilômetros da vicinal que liga Olímpia à rodovia Assis Chateaubriand.
A rapidez do ato e a escolhas das cidades, levaram algumas pessoas a acreditarem que o corte de convênios poderia estar sendo feito em locais onde Márcio França, candidato derrotado por Doria, teria recebido mais apoio dos prefeitos, o que foi negado pelo próprio Governo.
Em Olímpia, o fato do ex-prefeito e atual deputado Federal, Geninho Zuliani(DEM), oposição ao governo Fernando Cunha(PR), ser parceiro político do atual governador Doria, também gerou comentários de que o cancelamento do convênio poderia ser uma retaliação política, entretanto, o próprio prefeito de Olímpia disse não acreditar que haja uma retaliação política nessa situação, “Não creio que houve perseguição política”, afirmou Cunha.
O prefeito de Olímpia afirmou ainda que vai reiterar o pedido do convênio junto ao Governo do Estado, e explica que o recurso iria garantir a urbanização da região da cidade.
Já o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, diz que os novos convênios serão realizados de acordo com os critérios técnicos, observando a disponibilidade orçamentária do Estado.