Uma Audiência Pública, realizada na tarde desta terça-feira (05), no Auditório da secretaria de Educação, foi marcada pela apresentação do relatório de monitoramento de 2018 do Plano Municipal de Educação (PME).
O ato tem o objetivo de prestar contas sobre o desenvolvimento das metas e os resultados alcançados. As informações foram expostas pela secretária da pasta, Maristela Meniti.
O relatório considerou o período analisado de 1º de junho e 1º de novembro de 2018. O PME foi criado pela Lei Nº 3.972, de 16 de junho de 2015, com vigência de 10 anos e possui 20 metas com diversas estratégias de avaliação. O propósito do documento é estabelecer diretrizes para planejar e, assim, melhorar a educação de cada município.
O plano contempla todos os âmbitos e níveis de escolaridade, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, abordando ainda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), Pós-Graduação, Formação e Titulação de Professores, Valorização do Profissional, Educação em Tempo Integral, Educação Inclusiva, entre outros.
Segundo a secretária de Educação, o acompanhamento do PME é um trabalho de grande envolvimento de toda a equipe da secretaria e conta também com a colaboração das demais esferas da Educação. “Fazemos uma análise constante das metas e, principalmente, no que compete ao município estamos atendendo a tudo que a legislação pede. Destacamos o nosso atendimento educacional especializado e também o apoio à Univesp, criando mais oportunidades de acesso ao Ensino Superior. Estamos engajados em trabalhar, pensando sempre na melhoria da qualidade da educação”, avaliou.
Ao longo do ano, são realizadas diversas reuniões e estudos para verificar o desempenho e analisar se são necessárias mudanças de metas e estratégias mais eficazes para as características do município. O relatório completo do monitoramento do PME possui 84 páginas e está disponível para consulta na sede da secretaria de Educação.
Estiveram presentes na Audiência Pública diretores de escolas, supervisores de ensino, coordenadores e servidores municipais.