Dando continuidade aos trabalhos de estruturação da Guarda Civil Municipal (GCM) da Estância Turística de Olímpia, o município assinou, nesta quarta-feira (20), um convênio com a Academia Preparatória da Guarda Municipal de Campinas, considerada referência no país pela qualidade de formação.
O ato ocorreu durante visita do secretário municipal de Governo, Guto Zanette, e do comandante da CGM de Olímpia, Major PM Edson Rodrigues de Oliveira ao secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, para discutir detalhes sobre a estrutura da guarda local e o treinamento.
Desde o início do processo de criação da GCM de Olímpia, a Administração tem se baseado em outras corporações com trabalho renomado para proporcionar um efetivo qualificado para o município.
Recentemente, os representantes olimpieses também visitaram a sede da instituição para conhecer as instalações, salas de formação e os materiais e equipamentos utilizados. A contrapartida do município no convênio consiste no fornecimento do material que será empregado no treinamento.
A GCM prevê a contratação de 50 servidores em caráter efetivo para a formação da guarda, que terá como principais competências, tanto na área urbana como rural, a proteção de bens, serviços e instalações, presença em logradouros públicos, dissuasão de condutas criminosas, prestação de socorros e salvamentos, apoio à defesa civil, exercício de competências no trânsito, medidas de segurança escolar, integração com as Polícias Civil e Militar e outros órgãos de segurança.
O ingresso na atividade ocorrerá por meio de concurso público, com prova escrita e teste de aptidão. O edital está em fase de finalização por parte da Vunesp, empresa contratada para realização e aplicação das provas, com previsão de abertura de inscrições em breve. Após as fases classificatórias, os servidores efetivos passarão pelo curso de formação para atuar no município.