A Daemo Ambiental iniciou nesta semana o novo ciclo de visitas das escolas à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) “Córrego dos Pretos” e à nascente do Córrego Olhos D’Água. O projeto, coordenado pela divisão de Meio Ambiente, tem como objetivo conhecer as possibilidades e verificar os resultados que o ensino da Educação Ambiental pode promover aos alunos, bem como elaborar e propor metodologias e estratégias didático-pedagógicas tais como aulas de campo, que visem à aproximação dos alunos no panorama ambiental de sua região.
O trabalho é realizado com alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular do município. No início do projeto, os alunos recebem uma palestra sobre educação ambiental envolvendo os temas conservação e preservação dos recursos naturais. Após a palestra, os alunos têm um dia para aula prática com visita à nascente do Córrego Olhos D’água, localizada no município de Severínia. O trajeto percorrido inclui a nascente do rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde os alunos conhecem alguns de seus afluentes e a importância da preservação do rio que abastece a cidade. Outra aula prática também é realizada com a visita à ETE Córrego dos Pretos.
Durante a execução do projeto, os alunos têm contato com os problemas ambientais da região, que contribuem para a degradação dos recursos hídricos superficiais. A visita também oferece subsídios aos professores para realização de trabalhos de forma transversal na escola, atingindo todas as disciplinas. A partir disso, desenvolvem trabalhos como redação, desenho, maquete, paródias, teatro, artesanato, plantio de mudas, entre outras atividades que expressam o aprendizado que obtiveram em relação à proteção da natureza e outras questões ambientais. Assim, os alunos têm a possibilidade de assimilar as atividades desenvolvidas em ambiente escolar com o que foi vivenciado em campo.