Olimpíada de Língua Portuguesa

Educação prepara professores e alunos para Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos do 5º ano da rede pública municipal de ensino participarão, neste ano, de mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Organizada pela Fundação Itaú Social e Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a OLP tem o objetivo de apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A adesão de Olímpia é uma iniciativa da própria Secretaria de Educação com o propósito de que os professores se apropriem da metodologia da sequência didática para o ensino de gêneros textuais, articulando os eixos do ensino-aprendizagem em língua portuguesa: a leitura, a oralidade e a reflexão sobre a língua e a linguagem, praticando e compreendendo a função social da escrita. É o momento para os alunos aprenderem sobre um gênero textual e, consequentemente, aprimorarem a qualidade da escrita e aprofundarem o olhar sobre o lugar onde vive.

A Olimpíada prevê a realização de oficinas de produção de texto em diferentes modalidades, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, sendo que para as crianças de 5º ano, será trabalhado o gênero textual “poema”.

A competição é composta de diversas etapas, municipais, estaduais e regionais, até se chegar aos 32 estudantes vencedores na etapa nacional. O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que visa estimular a reflexão sobre as realidades locais.

Nesta etapa inicial as orientações para os professores coordenadores e professores inscritos acontecem sob a responsabilidade da Coordenadora Técnico-Pedagógica Taíse Renata da Cruz. Até agosto, todo o conteúdo proposto deve ser trabalhado e cada escola deve selecionar um poema que irá representá-la na Etapa Municipal, em que a Secretaria Municipal de Educação organizará a Comissão Julgadora para escolher o poema que será enviado para a etapa estadual.

Nesta 6ª edição, a premiada escritora mineira Conceição Evaristo é a homenageada. Outra novidade é com relação à premiação, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio um acervo para reforço da biblioteca.

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.