Uma atividade marcou, no último sábado, dia 06, uma causa muito especial. Com a participação de cerca de 50 pessoas, foi realizada a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo, que percorreu a Rua São João, com saída da escola Anita Costa, até a Praça da Matriz de São João Batista.
O ato reuniu crianças, inclusive algumas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), familiares, profissionais da área e sociedade civil, que percorreram o trecho com faixas e bexigas azuis em alusão à cor que representa o autismo. O principal objetivo foi chamar a atenção para a importância da informação sobre o autismo, transmitindo uma mensagem de acolhimento e de amor.
Segundo a pesquisadora Karina Murça Martines Simões, organizadora da caminhada, iniciativa buscou oferecer informação sobre o transtorno e incentivar famílias a se fortalecerem para enfrentar os desafios. “Minha motivação é o respeito e admiração que tenho pelas crianças com TEA. São crianças que possuem habilidades diferentes ou superiores às nossas. Cada caso é único e, muitas vezes, perdemos a oportunidade de ajudar essas crianças. Então, através desse ato de sair às ruas, pode haver um despertar nas famílias que estão perdidas, sem direção a procurarem ajuda desde cedo, pois quanto mais cedo o diagnóstico, mais expectativas de melhoras existem. O AUTISMO não é uma sentença, é uma condição que exige adaptação”, declarou.
A ação, que contou com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, fez parte das comemorações do Abril Azul e do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
Ainda neste mês, na próxima terça-feira, dia 16, será realizado o 1º Workshop Eduka Autismo, com assuntos importantes para as famílias e profissionais que lidam com o TEA. O evento é gratuito. Mais informações: (17) 99163-2568 (tratar com Karina).