Entrando no clima da maior festa da Estância Turística de Olímpia, o comércio olimpiense terá uma participação especial, este ano. Isso porque, a 55ª edição do Festival do Folclore vai resgatar uma prática dos antigos festivais, o Concurso de Vitrines.
A proposta é que os lojistas enfeitem as fachadas, vitrines e interiores dos estabelecimentos com elementos do folclore e da cultura brasileira. A iniciativa é da Comissão Executiva do festival, em parceria com a Prefeitura, que tem trabalhado junto ao empresários para o fortalecimento do comércio.
A ação visa incentivar a sociedade em geral a se envolver com o folclore, levando a importância do festival para além dos limites do Recinto. Além disso, a iniciativa tem o intuito de embelezar ainda mais o comércio, uma vez que os grupos participantes da festa fazem peregrinações pelas ruas centrais.
O concurso já foi realizado nas primeiras edições do festival, entre as décadas de 60 e 70, quando o evento era realizado na Praça da Matriz.
Segundo a Comissão Executiva do 55º Fefol, todos os comerciantes estão sendo convidados a participar.
As lojas serão avaliadas durante a semana do festival pela Subcomissão do Concurso de Vitrines, que passará pelo comércio, sendo que serão escolhidas as três mais belas, com base em critérios como originalidade, criatividade, valorização do tema, entre outros.
Os vencedores serão anunciados e premiados com troféus no dia 11 de agosto, último domingo da festa.