Neste sábado, dia 7 de setembro, será realizada mais um edição do tradicional desfile cívico da Independência do Brasil. A fim de organizar a área de concentração e o trajeto do desfile, a Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal fará a sinalização e interdição das ruas a partir das 7h da manhã, com liberação após o término do evento.
Desta forma, o trânsito estará interrompido ao longo da Rua David de Oliveira, no trecho entre as Ruas Denadai/Ernesto Dorio até a Rua Coronel Francisco Nogueira, com pontos de bloqueio nos cruzamentos que dão acesso às referidas vias.
Além disso, as Ruas Caetano Gotardi, José Clemêncio e Cassiano de Melo, onde os grupos se preparam para o desfile também serão interditadas, entre as Ruas Bernardino de Campos e Nove de Julho.
Outras ruas também serão interditadas visando à segurança dos participantes do desfile. A Rua Síria será bloqueada no cruzamento com a Rua Bernardino de Campos; a Rua Conselheiro Antônio Prado ficará interditada no cruzamento com a Rua Nove de Julho; a Rua Dr. Antônio Olimpio terá o trânsito interrompido na esquina com a Rua Bernardino de Campos; a Rua Nove de Julho será fechada na esquina com a Rua São João e a Rua Bernardino de Campos será interditada na esquina com a Rua Coronel Francisco Nogueira.
Organizado pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Educação, o evento terá início às 8 horas, com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional e Hino da Independência, nos mastros localizados no centro da Praça Rui Barbosa. Em seguida, será aberto o desfile com a passagem dos grupos.
Ao todo, mais de 60 grupos, entre escolas, fanfarras, igrejas, instituições públicas, projetos sociais, entidades, e etc., participarão do desfile, percorrendo o trajeto de aproximadamente 400 metros pela Rua David de Oliveira, com saída pela Rua Síria e dispersão pela Rua Coronel Francisco Nogueira. A estimativa é de que cerca de mil componentes integrem o desfile.
Este ano, o ato terá como tema “Verás que um filho teu na foge à luta”, em alusão a um trecho do Hino Nacional Brasileiro que incentiva o respeito aos símbolos nacionais, o fortalecimento do patriotismo e a lealdade à nação. A proposta é que os participantes desfilem utilizando cartazes, faixas e elementos referentes ao tema.