vozolimpiense-Grupo-Reascendendo-a-Vida

Dr. Euder Quintino realiza palestra e orienta sobre os riscos do tabaco

O dia 31 de maio é considerado o Dia Mundial Sem Tabaco e para conscientizar sobre a importância de parar com o vício e incentivar fumantes a seguir com os tratamentos, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia realizou, na segunda-feira (4), no Centro de Referência do Idoso (CRI), uma palestra com os participantes do Grupo de Antitabagismo Reascendendo a Vida.

Organizado por uma parceria entre a divisão de Atenção Básica e Grupo Reascendendo a Vida, a palestra foi ministrada pelo médico cardiologista Euder Quintino de Oliveira e abordou os fundamentos para iniciar o tratamento da dependência e como a busca por ajuda em grupos facilita a superação do vício.

O médico salientou os perigos que o tabaco traz para a saúde, os riscos para os familiares e ao meio ambiente e ainda destacou que consumir derivados do tabaco causa dependência química, emocional e comportamental, trazendo riscos à qualidade de vida individual e coletiva.

Na oportunidade, foi realizada ainda uma homenagem à nutricionista Maria Tereza Vieira Marcondes Favero, ex-servidora e ex-coordenadora do Grupo. Conhecida como Tete, a funcionária participou durante anos do Grupo e auxiliou inúmeros pacientes a superar o vício.

Além disso, a palestra contou com a participação da Daemo Ambiental que, em parceria com a Atenção Básica, realizou a entrega de mudas de Pitanga, como forma de simbolizar o cuidado com a vida.

Grupo Reascendendo a Vida

O grupo é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médica pneumologista (Elaine Mara Cesarete), nutricionista (Gabriela baraldi), psicóloga (Karen Andreza Minari), Fisioterapeuta (Murilo Leonardo Franceschine) e Enfermeira (Érica Patrícia da Silva Gasques), Farmacêutica (Ana Júlia Gil Manzatto) e Terapeuta Ocupacional (Raquel Aguiar).

Os encontros são realizados semanalmente às segundas-feiras, das 14h30 às 16h30 e das 19h às 21h; e às quintas-feiras, das 9h às 10h30, no Centro de Referência do Idoso (CRI). Nos encontros, os participantes recebem informações sobre os benefícios que a suspensão do tabagismo traz para sua saúde, dicas de como parar de fumar, avaliação clínica, realização de exercícios físicos, entrega semanal de medicação dentre outras orientações.

Ao todo, 82 pacientes fazem parte do grupo e os interessados em participar devem procurar o CRI para se inscrever.

Publicidade

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.