As obras do prédio da antiga Estação Ferroviária da Estância Turística de Olímpia, que irá abrigar o Centro Cultural e Turístico, seguem em ritmo acelerado. A proposta do projeto visa à requalificação do complexo arquitetônico com a preservação e o restauro de características originais do prédio.
No local, toda a parte histórica do prédio está sendo restaurada. O bloco A, em fase de restauro, está recebendo novo piso e portas que mantêm a particularidade original do imóvel. Já o bloco B, passa por melhorias na parte estrutural. No total, quase 30% da obra estão concluídas.
Recentemente, o prefeito Fernando Cunha, acompanhado do secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina, visitou as obras do Centro Cultural e Turístico, que será mais uma opção de lazer e fortalecimento da cultura no município.
“Essa obra é uma reconstrução, restaurando os materiais e as características em sua origem, quando a antiga ferrovia funcionava. Será um local destinado a atividades culturais, exposição de artes, artesanato e área de lazer. Um grande ganho cultural para a história de nossa cidade, preservando o passado de Olímpia, que começou com o café”, relatou o prefeito sobre o projeto.
O imóvel contará com salas administrativas, espaço para acervo, sala receptiva, além de uma pinacoteca, ambiente para restaurante, salas para o Museu do Folclore e espaço para apresentações culturais.
Esta primeira fase contempla a reforma dos blocos A e B, na qual estão sendo feitas demolições; reforço dos telhados e paredes; substituição de telhas; instalação de manta para isolamento térmico; execução de contrapiso; piso; revestimentos; instalações elétricas; instalação de portas e janelas seguindo os modelos originais da estação; instalação de esquadrias e cortinas de vidro temperado; forro de madeira; pintura; e outros serviços.
Já nas áreas externas, serão executados os serviços de terraplenagem, muros de arrimo, rampas e escadas com guarda corpo para acesso do público, vagas de estacionamento, fechamento com gradil metálico, além de ser instalado um trecho com trilhos do trem, valorizando o aspecto histórico do local.
Todo o trabalho está sendo acompanhado pela secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura e pela Divisão do Escritório de Captação de Recursos.
De acordo com a arquiteta Rosely Senno, responsável pelo projeto de restauração, o antigo Complexo Ferroviário está sendo restaurado na íntegra, tendo grande parte das suas técnicas construtivas e materiais originais recuperados. “Estamos realizando a recuperação da ambiência, proposta pelo uso do piso em ladrilhos hidráulicos, esquadrias, antigos guichês, piso da gare em concreto instalado em placas diagonais, estruturas compostas e reforçadas com trilhos, cores e outros elementos relevantes que recuperam a atmosfera das antigas estações ferroviárias”, explicou a arquiteta.
No espaço, os visitantes ainda poderão observar, por exemplo, o antigo muro de alvenaria alicerçado com trilhos de trem, a permanência do antigo forro instalado em sistema ‘macho e fêmea’, a imponência do pé direito alto e aberturas proporcionais, e antiga platibanda original, que foi alterada na época da instalação da Cozinha Piloto no antigo Complexo Arquitetônico. A antiga luminária que adornava o paisagismo original será resgatada, assim como o antigo bebedouro para animais.
No total, serão investidos mais de R$ 2 milhões, referentes ao DADETUR 2017 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Os recursos são destinados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo.