A tal prática de exigir “metadinha” dos salários de assessores parece estar longe de acabar, desta vez, vereadores e ex-vereadores da cidade de Catanduva foram condenados por ato de improbidade administrativa acusados de exigir parte dos salários de assessores.
As investigações do Ministério Público foram iniciadas em 2014 e só agora o caso foi sentenciado. De acordo com a decisão da juíza da 1ª Vara Cível da cidade, Patrícia da Conceição Santos, estão condenados o atual presidente da Câmara, Aristides Jacinto Bruschi (PEN), o Ari Enfermeiro, e o vereador Wilson Aparecido Anastácio (PT), o Wilson Paraná, que é vice, além dos ex-vereadores Aparecido de Lima, conhecido por Cido Verdureiro, e Vagner Luiz Bersa, o Palhaço Pimpão. Mesmo com a decisão, os vereadores no exercício do mandato só perdem o mandato após o trânsito em julgado da decisão, o que ainda pode levar tempo.
Além da perda dos direitos políticos, a magistrada determinou que eles terão de devolver os valores que pegaram irregularmente dos assessores, além do pagamento de multa.
No processo, todos alegaram inocência. Os condenados ainda podem recorrer da decisão.