A articulação de opositores para denegrir a imagem da cidade e do turismo nos últimos dias foi algo inconcebível. Não tentaram atacar apenas um governo, tentaram destruir uma cidade inteira através de Fake News bem elaborados e disparados em locais estratégicos com grande número de pessoas e acessos.
Por “tabela”, uma parcela da população olimpiense acabou que também entrando na “onda” da desinformação. Assustada com a notícia de um possível surto de meningite na cidade, muitas pessoas na tentativa de fazer o bem acabaram espalhando o mal, o que é “compreensível” diante do “pânico” instalado na sociedade através dos Fakes.
As informações desencontradas e as mentiras chegaram em inúmeras cidades do Brasil, causando medo e trazendo grandes prejuízos econômicos aos empresários olimpienses, que tiveram diversas reservas canceladas por turistas que desistiram da viagem por causa do medo de contágio da doença.
Os prejuízos não atingem apenas os proprietários de resorts, hotéis, pousadas e casas de temporada, atingiram todo um sistema econômico que direta e indiretamente se sustenta do turismo, além de poder afetar milhares de pessoas que estão empregadas no setor. Para se ter uma ideia, mais de 800 novos empregos são gerados no final do ano devido o aumento de turistas na cidade.
Todo esse desenvolvimento conquistado pela nossa cidade ao longo dos anos pode ter sido um dos motivos desses ataques, isso porque, Olímpia já é considerado destino preferido de muitos brasileiros. Grandes investimentos já foram e estão sendo realizados no município, o que naturalmente, gera preocupação de outros investidores que apostaram em outras cidades.
Além da possível guerra econômica, pessoas declaradamente contrárias ao atual governo municipal também aproveitaram a oportunidade para tentar tirar proveito político da situação, ao que parece, houve uma tentativa frustrada de “emplacar” um desgaste político ao governo Fernando Cunha sobre um possível “caos” na saúde do município através de um surto de meningite que não existiu.
De fato, quem perde com todas essas vaidades e interesses econômicos que levam a mentira e destruição é a população olimpiense. Se hoje, Olímpia consegue sobreviver diante da crise brasileira que aflige todos os municípios, devemos isso ao turismo e as grandes empresas que investiram e acreditaram em nossa cidade, gerando emprego, renda e arrecadação de impostos ao município.
É claro que o interesse econômico não pode jamais estar acima do interesse da vida e da saúde da nossa população, a cobrança de melhorias e investimentos que também beneficiam diretamente o povo desta terra é legítima e necessária, entretanto, não podemos permitir que nossa cidade seja atacada covardemente através de mentiras e distorções promovidas por pessoas descomprometidas com o desenvolvimento e o bem-estar de todos.
Se o turismo beneficia nossa cidade, a quem interessa o “caos”?