Após 11 meses afastados das aulas presenciais, alunos da rede pública estadual e municipal estão retornando, de forma gradativa, às escolas. A paralisação total (presencial) ocorreu em 23 de março de 2020, quando a pandemia do novo coronavírus se tornou mais crítica em todo estado.
No início do ano, o governo de São Paulo autorizou o retorno presencial mesmo nas fases vermelha e laranja do plano São Paulo, cabendo aos pais autorizar ou não o retorno presencial. O município de Olímpia através do decreto nº 8.006/2021, autorizou as escolas particulares a retornar suas atividades presenciais no dia 8 de fevereiro. Já na rede pública estadual e municipal, o retorno aconteceu nesta segunda-feira(22), conforme previsto no decreto.
A presença dos alunos nas salas de aulas está limitado a até 35% dos alunos matriculados. Cada unidade poderá definir como irá realizar o rodízio de alunos e suas atividades presenciais e remotas. A carga horária também poderá ser adaptada para o cumprimento das normas.
De acordo com governo de São Paulo, todas as escolas da rede estadual estão obedecendo uma série de critérios para receber alunos, professores e servidores. Ao adentrarem nas unidades, todas as pessoas terão a temperatura aferida. Quando estiver acima de 37,5 graus, será orientado o retorno para casa.
Retorno das aulas presenciais na fase vermelha do Plano São Paulo
Após reclassificação do município de Olímpia para a fase mais rígida do plano São Paulo ( Fase 1 – Vermelha), muitos pais questionaram sobre a possibilidade do retorno presencial. Em resposta, a prefeitura de Olímpia informou que “o retorno às aulas permanece mantido, uma vez que a última Resolução do Estado prevê que, nas fases vermelha ou laranja, é permitida a presença limitada a até 35% do número de alunos matriculados, o que já vem sendo seguido pelo município para o rodízio dos alunos”.
O município ressaltou ainda que o retorno presencial é opcional.
“Além disso, reforçamos, mais uma vez, que a presença NÃO É OBRIGATÓRIA, ficando a cargo dos pais decidirem se autorizam ou não a volta. Todas as orientações têm sido passadas pelas escolas aos pais, inclusive com o devido respaldo para o ensino remoto”.
Etec de Olímpia retoma aulas presenciais nesta segunda-feira
Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Olímpia retomaram as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (22). A escola também segue o limite de até 35% dos alunos matriculados, seguindo a legislação vigente e os protocolos de segurança definidos pelas autoridades sanitárias. Neste primeiro semestre, o ensino será híbrido, conciliando aulas presenciais e remotas.
Fotos: Reprodução ETEC Olímpia