Após o Estado ter registrado piora nos indicadores da Covid-19, o governador de São Paulo, João Doria, antecipou para esta sexta-feira (15) a reclassificação das regiões no plano São Paulo de flexibilização, prevista para ocorrer em 5 de fevereiro. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (13).
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, o Estado vive avanço da doença semelhante ao registrado em agosto do último ano, durante pico de contágio e infecções. Nesta terça-feira (12), o Estado registrou variação semanal (comparativo dos últimos sete dias contra os sete anteriores) positiva de 62,5% em novos casos, de 40,2% em óbitos e 24,0% em internações.
Mesmo com a previsão do início da vacinação para o fim deste mês, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, avaliou que os efeitos causados por uma eventual vacinação em massa não serão perceptíveis antes de abril.
Em Olímpia, desde o início do ano, esta é a primeira vez que o número de casos ativos para o novo coronavírus fica acima de 100. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira(13), o município possui 102 casos ativos/positivo, 191 suspeitos (aguardando exames), sendo que desse total, 13 pacientes estão internados em UTI.
“Tínhamos uma grande preocupação com o final do ano, com os feriados e as aglomerações. Agora, nestes últimos dias, o centro de contingência acompanha diariamente a evolução dos indicadores. Nós observamos que continuamos com essa tendência e [que] seria necessário antecipar aquela reclassificação que havia sido anunciado na sexta para algumas regiões do estado”, afirmou Paulo Menezes, médico coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo.