O governo de São Paulo anunciou no início da tarde desta quarta-feira(24), medidas que restringem a circulação de pessoas no período das 23h até às 5h. A medida vale para todas as cidades do estado e terá validade de 26 de fevereiro até 14 de março.
O Governador João Doria ressaltou que as novas medidas são necessárias diante do agravamento da pandemia.
“Dado ao fato de que chegamos ao recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar de São Paulo, o governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do centro de contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo o estado, de 26 de fevereiro a 14 de março”.
O Coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezez, salientou que a mudança visa impedir festas clandestinas, grandes circulações e outras aglomerações.
“Nós propusemos e o Governo está aqui implementando esta medida chamada de “toque de restrição”, que é uma complementação que o Plano São Paulo já coloca. O plano São Paulo limita o horário de funcionamento de atividades essenciais, o que nós queremos aqui é reduzir as aglomerações e encontros que possam ocorrer, principalmente no período noturo. Isso evita tanto grandes aglomerações, festas clandestinas, por exemplo, como também aquelas reuniões que parecem inofensivas, reuniões de 10, 15 , 20 pessoas, que vão até mais tarde, mas ocorre grande transmissão do vírus em muitas situações” disse Menezes.
O governo de SP afirma que fará força-tarefa para fiscalizar estabelecimentos que descumprirem a determinação. Para isso, disponibilizou um número de telefone gratuito (0800-771-3541) onde a população poderá realizar as denúncias. Além disso, o Governo contará com apoio dos município, através das vigilâncias sanitárias municipais e do estado, pela Polícia Militar e pelos Procons.