Desenvolvido de forma conjunta pelas secretarias de Saúde e de Obras, Engenharia e Infraestrutura e Daemo Ambiental, desde o dia 5 de novembro, o Arrastão de Combate à Dengue e ao Escorpião realizou o recolhimento de 826 caminhões e percorreu todas as regiões da Estância Turística de Olímpia com intuito de eliminar os criadouros e evitar a proliferação de escorpiões e focos transmissores da dengue.
De acordo com um balanço realizado pela secretaria de e de Obras, Engenharia e Infraestrutura, as equipes de limpeza recolheram em média semanal mais de 86 caminhões. E levando em consideração a quantidade de bairros do município, foram retirados mais de 11 caminhões por bairro. Os dados do balanço também apontam que houve um aumento de cerca 104% no recolhimento de entulhos em relação ao primeiro arrastão realizado, em 2017, quando foram contabilizados 405 caminhões.
A ação coletou todos os materiais que poderiam servir como criadouros de dengue, como pneus, garrafas, recipientes. Além de móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, restos de madeira, peças de metal, colchões, sofás, recicláveis e entulhos de construção civil.
Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o mutirão, além eliminar criadouros, também objetivou conscientizar os moradores.
“Estamos no período das chuvas e caso tenhamos materiais que possam acumular água estaremos possibilitando a proliferação do mosquito da dengue. Então, após esta ação da prefeitura, precisamos da colaboração dos moradores, para que evitem acumular lixos e entulhos que possam servir de criadouros para o Aedes aegypti ou de esconderijos para escorpiões”, explica Marcos.