vacina butantan

Butantan já entregou 20,6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil

Na manhã desta segunda (15), o Instituto Butantan encaminhou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, um novo carregamento contendo 3,3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, maior lote entregue até agora.

Com isso, o Instituto alcançou o total de 20,6 milhões de doses da vacina entregues para o Ministério da Saúde. Na quarta (17), um novo carregamento de mais 2 milhões de doses será enviado ao PNI, totalizando, na semana, 5,3 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

O governador de São Paulo, João Doria, junto com secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e do diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, acompanhou a saída dos caminhões e ressaltou a importância do Instituto na produção de vacinas.

“É mais do que a totalidade de qualquer outra vacina que o governo federal comprou e aplicou até agora. Em quatro dias, o Butantan fornece mais vacinas do que nos últimos dois meses e meio o Ministério da Saúde obteve de outros laboratórios”, disse o governador.

O diretor-presidente do instituto, Dimas Covas, afirmou que na próxima semana, serão entregues mais 5,2 milhões de doses e na última semana de março, 8,4 milhões de doses, um novo recorde. Com isso, somente no mês de março, terão sido encaminhadas ao governo federal um total de 22,7 milhões de doses da vacina.

“E continuamos produzindo. Vamos completar em abril o primeiro contrato com o Ministério da Saúde de 46 milhões de doses e já ingressar no segundo contrato de 54 milhões de doses. E esperamos inclusive conseguir adiantar esse cronograma a partir de maio, quando terminamos a produção da vacina da gripe. A partir daí, poderemos dedicar as nossas duas linhas integralmente à produção da vacina contra Covid-19”, explicou o diretor do Instituto.

Para completar a produção das 46 milhões de doses do primeiro contrato com o Ministério da Saúde, a China precisa enviar matéria-prima para mais 6 milhões de doses, o que deve acontecer ainda em março. As demais 54 milhões de doses, objeto do segundo contrato, serão entregues até 30 de agosto. Para cumprir esse cronograma, o Butantan aumentou suas equipes e trabalha 24 horas por dia.

Durante a coletiva, Dimas Covas reafirmou que a vacina do Butantan tem se mostrado eficaz em testes contra as novas variantes P.1 e P.2 da Covid-19, que são as predominantes no estado de São Paulo. “As pessoas que foram vacinadas, principalmente quem já recebeu a segunda dose, têm níveis de anticorpos que são suficientes para neutralizar tanto a P1 quanto a P2”, salientou.

A Coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, Regina de Paula, falou durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes que a produção de mais vacinas é de extrema importância.

“Precisamos realmente de mais vacinas, pode parecer que dizer que de cada 10 pessoas que recebem a vacina, 9 são do Butantan, é a nossa grande realidade, se tivéssemos mais vacinas e outras vacinas, nós poderíamos avançar, não somente no Estado de São Paulo, mas em todo o Brasil, todos os estados estão sofrendo e sofrendo muito. Em números absolutos sem dúvida nenhuma, o estado que mais vacina é o estado de São Paulo. Estamos aqui trabalhando para que isso possa ser realmente uma dinâmica e possamos avançar para faixas etárias de novos grupos”

Com o aporte regular de matéria-prima, o Butantan formou uma força-tarefa para acelerar a produção de doses da vacina para todo o país. Uma das medidas foi dobrar o quadro de funcionários na linha de envase para atender a demanda urgente por imunizantes contra o coronavírus.

Entregas da Vacina do Butantan ao Ministério da Saúde:

17/1 – 6 milhões

22/1 – 900 mil

29/1 – 1,8 milhão

5/2 – 1,1 milhão

23/2 – 1,2 milhão

24/2 – 900 mil

25/2 – 453 mil

26/2 – 600 mil

28/2 – 600 mil

3/3 – 900 mil

8/3 – 1,7 milhão

10/3 – 1,2 milhão

15/3 – 3,3 milhões

Previsão até 30/4 – 46 milhões (total jan – abril)

 

Publicidade

Você também pode querer ver

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, analisar o tráfego do site e personalizar o conteúdo. Conheça a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.