Os professores da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia estão recebendo capacitação sobre os equipamentos culturais do município e as mostras artísticas disponíveis nos museus, como a ECO – Estação Cultural de Olímpia e o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa.
O objetivo do curso “Um Novo Olhar para Arte: do Museu à Sala de Aula” é o de sensibilizar os professores sobre as exposições abertas para visitação, visando torná-los multiplicadores da informação cultural, incentivando o acesso à arte e contribuindo para a formação do senso crítico dos alunos das escolas municipais.
Dessa forma, a capacitação trabalha o professor como um instrumento mediador, qualificando-o sobre os conteúdos das mostras culturais e instruindo-lhes sobre como utilizar tal conhecimento para dialogar com as crianças, aproximando os alunos do saber cultural, que costuma ser mais distante, mas, em Olímpia, tem a forte presença dos museus como um fator aliado a este trabalho.
Com isso, além de inovar o conteúdo didático, a vivência artística auxilia no desenvolvimento crítico, no raciocínio, no desenvolvimento intelectual, contribuindo com a formação das crianças como um todo. A ação tem incentivado ainda a visitação dos museus locais, uma vez que, conhecendo sobre o conteúdo das exposições, os professores também são capazes de realizar visitas guiadas, utilizando os acervos como conteúdo para aprendizagem em um ambiente alternativo à sala de aula e, levando assim, a divulgação dos museus também para as famílias.
O curso está sendo promovido pela secretaria de Turismo e Cultura, com a participação de 178 professores da rede municipal. O conteúdo tem sido trabalhado em uma carga horária de 30 horas, em três módulos, sendo “A arte e a interface com a educação”, “Arte e Curadoria” e “Mediação: do museu para a sala de aula”, com propostas para trabalhar a prática pedagógica nos equipamentos culturais, fornecendo características necessárias no fazer do educador para que as artes possam auxiliar o estudante a desenvolver soluções tanto no seu dia a dia, como nas demais disciplinas desenvolvidas na escola, fazendo da mediação uma ferramenta metodológica.
A capacitação foi pensada para que, em Olímpia, o acesso à cultura seja um complemento fundamental à educação, desenvolvendo o pensamento crítico e transformando as pessoas, a sociedade e o país. Com mais acesso à cultura e horizontes mais amplos, o conhecimento cresce e mais oportunidades surgem para mudar o mundo para melhor. Assim, os equipamentos culturais públicos devem sempre se colocar a serviço da sociedade, das comunidades locais e de seu desenvolvimento, atuando como uma ferramenta não somente em prol do exercício do direito à memória, ao patrimônio e à cultura, como também de desenvolvimento de processos identidade e de valorização da diversidade cultural.
O curso tem coordenação do Diretor de Cultura, Rodrigo Marini, e da Museóloga, Rosiane Nunes, com a supervisão da secretária de Turismo e Cultura, Raquel Crepaldi.