Em convenções realizadas nesta quarta-feira (6) em Brasília, o Partido Social Liberal (PSL) e o Democratas (DEM) aprovaram a fusão entre as duas legendas. O novo partido se chamará União Brasil e o número será o 44.
Para fusão ser concretizada é necessário que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprove a nova sigla. A cúpula do DEM tem expectativa de que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros do Tribunal.
Para o presidente do DEM, ACM Neto, o novo partido nasce independente e vai atuar contra extremismos. “O foco do União Brasil é a construção da terceira via nas eleições de 2022. Precisamos de uma liderança para reerguer o país, com políticos que trabalhem de verdade”, afirmou em evento no interior da Bahia, no fim de setembro. A expectativa dos líderes partidários é de que a fusão leve á formação da maior legenda do país.
Na atualidade o DEM possui 28 deputados, seis senadores, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Já o PSL possui 54 deputado e dois senadores.
O Deputado Federal Olimpiense, Geninho Zuliani, participou da convenção. “Aprovamos hoje, em Brasília, com a presença de representantes de todo o País, durante convenção nacional do Democratas, a fusão do DEM com o PSL, dando origem a uma nova sigla e uma nova era política – nasce o União Brasil. Partido que chega com a missão transformar o Brasil em uma nação democrática, livre, justa e solidária!” disse Geninho na rede social Facebook.