O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), implorou à população que faça sua parte para conter o avanço da covid-19 no município e na região. O apelo foi feito durante coletiva de imprensa nesta terça-feira(16), para esclarecer detalhes do lockdown que terá início em Rio Preto nesta quarta-feira(17).
Rio Preto vive momento dramático com a falta de leitos e sistema de saúde no limite. Segundo Edinho, “os hospitais, as UBSs, as UPAS, estão todas elas lotadas, e é preciso portanto, agir” alertou o prefeito.
“Neste momento, o que vale é a vida, e é por isso que eu venho aqui, implorar a você, para que faça sua parte, estamos também em contato com os prefeitos da região, fizemos ontem uma reunião virtual, e pedimos a colaboração das prefeitas e prefeitos, porque todos estão vivendo este momento de angustia, (…) a situação é dramática” afirmou Edinho.
O prefeito reforçou que busca apoio das cidades da região para implementação de medidas mais rígidas para reduzir a circulação de pessoas, como o Lockdown, que terá início em Rio Preto a partir desta quarta-feira(17). O objetivo das restrições é mitigar o avanço da doença que hoje coloca o sistema de saúde da cidade e da região em colapso. O secretário de Saúde do município, ressaltou que para haver efeito positivo, as restrições precisam ser regionais.
Edinho reforçou ainda a necessidade de união. “Nós precisamos, todos unidos, lutarmos contra o vírus, e por isso nós estamos tomando medidas que precisam ter a colaboração de todos, indistintamente de todos, porque nos precismos evitar o número de pessoas contaminadas e que precisam da assistência médica. (…) “Nós não temos mais leitos para todos, não temos respiradores, e o Brasil e o mundo inteiro está vivendo este momento, e nós queremos colocar a vida em primeiro lugar, por isso nós temos que restringir a circulação das pessoas, pedir mais uma vez para que evitem aglomeração, coloquem a máscara no lugar certo, lavem as mãos, vamos portanto fazer um grande esforço”.
Até o momento, já anunciaram adesão às medidas mais restritivas os prefeitos de Ibirá, Nova Aliança, Nova Granada, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível, Jales, Bady Bassitt e Sales.
Casos de Covid em Rio Preto – 16/03/2021
Nas últimas 24 horas, 132 novos casos da doença foram confirmados, sendo 75 por exame PCR e 31 por TR sorológico e 26 TR antígeno. Neste período, ocorreram sete óbitos com resultados positivos para Covid-19.
Desde o início da pandemia, Rio Preto notificou 199.875 atendimentos por síndrome gripal, sendo que 175.828 foram testados para Covid, com 124.335 resultados negativos e 51.493 resultados positivos. Dos confirmados, 47.527 já estão recuperados. O número de óbitos está em 1.239.
O número de internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegou a 448, sendo 207 em leitos de UTI e 276 em leitos de enfermaria. Dos internados, 308 já tiveram a confirmação por Covid-19, sendo 163 em leitos de UTI e 145 em leitos de enfermaria, todos residentes de Rio Preto.
Lockdown em Rio Preto – Veja os detalhes