O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, solicitou nesta terça-feira(25), que o Governo do Estado de São Paulo antecipe para sexta-feira(28), a reclassificação da cidade no Plano São Paulo de retomada econômica, incluindo o município na fase 3 (amarela). Atualmente Rio Preto está na fase 2 (laranja), Edinho acredita que pelos indicadores, o município pode avançar para a fase amarela, o que somente poderia ocorrer no próximo anuncio do dia 4 de agosto.
Através de ofício endereçado ao governador João Doria, Edinho apresentou dados que demonstram uma “desaceleração da epidemia nos principais indicadores”, dentre eles, a queda no número de internações.
“Quanto as internações, o município chegou a 81% de ocupação dos leitos de UTI no seu pico 6/8/2020 e nos últimos 7 dias vem mantendo abaixo de 75% e na região de saúde DRS XV, a média de ocupação nos últimos 7 dias é de 74,82%. Levando em consideração que a região há 12 semanas se encontra na fase laranja e comprovadamente em desaceleração da epidemia nos principais indicadores, solicitamos antecipação para o dia 28/8/2020 a reclassificação do município de São José do Rio Preto para a fase 3 (amarela)” diz trecho do ofício.
Para passar de uma fase para outra, cada região é analisada segundo cinco critérios: taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para o novo coronavírus, quantidade de leitos de UTI para cada 100 mil habitantes, evolução de novos casos nos últimos sete dias, evolução de novas internações nos últimos sete dias e variação de óbitos nos últimos sete dias.
Manifestação de comerciantes e proprietários de bares pedem retorno das atividades em Rio Preto
Empresários, donos de bares, restaurantes, buffet e funcionários do setor de alimentação realizaram também nesta terça-feira(25), uma manifestação em frente a prefeitura de Rio Preto solicitando o retorno das atividades.
Um dos principais pontos cobrados pelos manifestantes, é o longo período de restrição que impede as atividades desse setor. Eles alegam que estão parados por causa da pandemia a cinco meses e questionam as constantes prorrogações do plano São Paulo. Muitos fecharam suas portas e acumularam dívidas, e não têm a previsão para o retorno de suas atividades.
Foto: Reprodução Instagram/chesspub_riopreto