A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, informou nesta sexta-feira, 26 de março, que um estudo realizado pela UNESP e FAMERP, identificou variantes brasileiras da Covid-19, em 20 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus.
Segundo o médico e secretário de saúde de Rio Preto, Aldenis Albaneze Borim, essa pode ser a causa do aumento de casos que vem atingindo mais jovens, com maior gravidade.
“Fizeram um estudo das variantes que estão ocorrendo na cidade de São José do Rio Preto. Vimos que 20 pessoas tiveram amostras positivas para as variantes. Destas, a variante de Manaus, conhecida como P1, tivemos 2 casos. Do Rio de Janeiro, P2, 15 casos; outras variantes, 3 casos. Isso mostra que as variantes circulam em São José do Rio Preto”, afirma Aldenis.
A cidade vive momento crítico no enfrentamento da pandemia. O aumento de casos e o limite do sistema de saúde obrigou a administração municipal a implantar medidas mais rígidas para evitar um colapso no sistema. A cidade segue em regime de Lockdown.