Um problema antigo continua causando transtorno e aumentando o risco de acidentes de trânsito para quem trafega pelas ruas e avenidas da cidade de Olímpia. São os animais de grande porte, em sua maioria, cavalos que escapam ou são abandonados pelos seus donos.
Embora o DAEMO Ambiental tenha disponibilizado o serviço de recolhimento e adotado medidas de conscientização e punição aos proprietários que abandonam ou descuidam desses animais, a falta de responsabilidade dos proprietários têm aumentado o número de animais soltos pela cidade, em dois dias, constatamos dois casos, um pela rede social onde moradores divulgaram as fotos de cavalos soltos, e um flagrante, onde o animal estava andando na Avenida Menina Moça que dá acesso ao recinto do Folclore, local de grande fluxo de veículos.
Além do perigo de acidentes, esse descuido e abandono com os animais é considerado maus-tratos, causam sofrimento ao animal e o proprietário pode responder criminalmente.
Conforme já noticiado anteriormente, o DAEMO Ambiental está empenhado em conscientizar os proprietários dos riscos ocasionado pelo descuido e maus-tratos dos animais, além de disponibilizar serviço 24 horas de reconhecimento de animais de grande porte soltos pela cidade, no entanto, o cidadão precisa fazer sua parte, cuidando devidamente do seu animal e adotando as medidas necessárias para que ele fique seguro e não escape.
O morador que se deparar com o animal solto deve entrar em contato com o DAEMO Ambiental por meio do telefone 3279-2250 ou pelo plantão 99703-2930. Além deste número de plantão, o morador pode comunicar a presença de animais de grande porte soltos em vias públicas ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar.