O Governo do Estado de São Paulo deve anunciar nesta sexta-feira(21), a nova classificação dos municípios no Plano São Paulo de retomada econômica.
Embora a cidade de Olímpia tenha registrado um aumento de número de casos e mortes ocasionadas ou relacionadas ao Covid-19 nas últimas semanas, os índices registrados pela região de Barretos, na qual Olímpia pertence, pode “arrastar” a cidade para a fase amarela.
Com frequência, prefeitos da região que compõe o Codevar (Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande), se reúnem virtualmente para analisar a situação regional e segundo informações extraoficiais, a melhora dos índices, principalmente da cidade de Barretos, habilitariam a região “avançar” para fase 3, amarela, onde a flexibilização das atividades na quarentena é maior.
Contudo, o anúncio oficial e a definição da classificação regional e da cidade de Olímpia deve acontecer no início da tarde desta sexta-feira(21) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
Ao jornal Barretos é Notícia, o prefeito Guilherme Ávila disse que está mantendo diálogo frequente com representantes do Governo do Estado para demonstrar que a região ampliou o númeno de leitos, um dos requisitos necessários para melhorar os índices.
“Mostrei a necessidade de Barretos e a região passarem para fase amarela, não tem sentido ficar na laranja, praticamente dobramos o número de leitos de UTI e de Enfermaria na cidade e região, temos uma situação controlada e queda nos casos diariamente”, comentou Guilherme.
Em Olímpia, o prefeito Fernando Cunha já teria sinalizado que mesmo que a cidade avance para a fase amarela nesta sexta-feira, a fiscalização será intensificada, atuando com mais rigor para impedir aglomerações.