A notícia do fim do plantão policial em Olímpia repercutiu muito na redes sociais durante o dia de ontem, e para esclarecer a situação a prefeitura de Olímpia emitiu uma nota na manhã desta quarta-feira, afirmando que vem adotando diversas medidas para colaborar com o funcionamento da Delegacia de Olímpia, disponibilizando funcionários e outras medidas, mas que a decisão do encerramento do plantão é exclusiva do Governo do Estado.
A prefeitura esclarece que “a transferência do Plantão Policial do município para Barretos foi uma determinação do Governo do Estado, já que o departamento é de competência estadual. Desde que assumiu a Administração Municipal, o prefeito Fernando Cunha tem tomado todas as medidas cabíveis para manter o funcionamento dos serviços, tanto quanto à estrutura do prédio, como com a disponibilização de funcionários.
No início do ano, diante da dificuldade do Estado, foram cedidos servidores efetivos para auxiliar na Delegacia do município e manter o Plantão. No total, são cerca de 10 funcionários da Prefeitura, entre Escriturários, Auxiliares de Serviços Diversos e Estagiários atuando nas atividades, no entanto, não compete às atribuições do município a contratação para outras funções como delegado, escrivão e investigador.
Vale ressaltar ainda que o município cede funcionários para outros departamentos estaduais e, desde o ano passado, assumiu o serviço de emissão do RG, que seria interrompido na cidade. A Prefeitura acrescenta também que a transferência atinge outras cidades da região e que o prefeito tem feito gestão e tentado, insistentemente, reverter a situação, dentro das competências permitidas ao município.”
O plantão da Delegacia Civil é compreendido das 18:00 até as 6:00, além de sábado, domingo e feriados. Nestes períodos, as ocorrências deverão ser encaminhadas para a cidade de Barretos.
Cabe esclarecer ainda, que o plantão da polícia civil não interfere no trabalho ostensivo da polícia militar, que segue garantindo a segurança da população 24 horas por dia.