Em 1981, três amigos recém-formados em engenharia – Newton Ferrato, Flavio Sant’Anna e Sérgio Maziteli (in memorian) -, queriam empreender na cidade onde haviam nascido. Numa época em que não existia turismo em Olímpia, fundaram o Grupo Ferrasa, inicialmente para construção civil. A empresa cresceu. Tem em seu portfólio mais de 250 obras públicas, como escolas, hospitais e pontes, 12 prédios e 20 loteamentos e conjuntos residenciais. Vislumbrando o potencial das águas quentes do subsolo da região para o turismo, o Grupo Ferrasa iniciou negócios neste setor em 2002, com a abertura da primeira operadora de Olímpia. De lá para cá, só cresceu. Hoje, o Hot Beach Parque & Resorts, que é subsidiária do Grupo Ferrasa, é a maior empresa de turismo de Olímpia, a chamada “Orlando brasileira”.
Administra o parque aquático Hot Beach, quatro resorts que totalizam 5 mil leitos. Em 09 de fevereiro, quando completa 41 anos, prestes a inaugurar a Vila Guarani, se prepara para lançar mais um resort e amplia o parque aquático, que terá sua capacidade de visitantes aumentada em 40%. Com o Hot Beach You, cujas vendas das frações imobiliárias começam ainda neste semestre, o Hot Beach Parque & Resorts terá 2 mil apartamentos e um parque aquático com capacidade para 12 mil pessoas por dia. É o Grupo Ferrasa na lista do “top 5” da hotelaria e entretenimento do Brasil. “Nós crescemos e evoluímos sem deixar para trás o DNA do Grupo Ferrasa, que é a hospitalidade”, comenta Diego Ferrato, filho de Newton Ferrato e atual superintendente executivo do Grupo Ferrasa.
Hoje, o turista que chega ao Hot Beach Parque & Resorts tem opção diversificada de hotelaria para sua escolha conforme seu perfil e diversão durante o dia e à noite também. Durante o dia, brinquedos, espaços temáticos, gastronomia diversificada e praia artificial no parque aquático Hot Beach Olímpia. À noite, entretenimento na Vila Guarany, localizada entre o Hot Beach Suites, Hot Beach Resort e parque aquático Hot Beach. Lá, vão funcionar lojas, restaurantes, bares com música e espaço para atividades culturais, exposições e manifestações folclóricas. Olímpia é a Capital Nacional do Folclore, título que o Grupo Ferrasa muito valoriza e por isso faz questão de apresentar a cultura popular aos turistas.
A partir deste ano, será ampliado o entretenimento noturno no parque aquático Hot Beach. A programação é de eventos culturais, como shows musicais e festivais tanto para hóspedes quanto para o público em geral mediante ingresso, e também esportivos. Atualmente, o Grupo Ferrasa emprega 1 mil pessoas, sendo 800 de forma direta e 200 indireta. É uma empresa que segue com gestão familiar, mas com profissionais do mercado para áreas estratégicas.
Números do Grupo Ferrasa
- 41 anos
- 12 prédios
- Mais de 250 obras públicas, como escolas, hospitais, pontes e estradas
- 20 loteamentos e conjuntos residenciais
- 4 resorts
- 1 parque aquático
- 1.000 funcionários