Os hemocentros de todo o país vêm sendo afetados pela baixa nos estoques de sangue, que foi agravada pela pandemia da Covid-19. Em Olímpia, a Unidade de Hemoterapia, que integra a rede do Hemocentro de Ribeirão Preto, também teve uma queda significativa nas doações.
Por isso, a unidade faz um apelo para que a população colabore para abastecer o banco de sangue. A doação se torna ainda mais importante porque, com o aumento do número de casos de Covid e de internações para o tratamento da doença, há uma maior necessidade de sangue para situações de agravamento pelo vírus.
O pedido de doações se estende ainda para toda a região, tendo em vista que a Santa Casa de Misericórdia é o único hospital que atende os municípios do entorno, realizando procedimentos de transfusões. Segundo o Hemocentro, todos os tipos sanguíneos são essenciais, sendo o O+ e os tipos negativos (A-, B- e O-) os mais utilizados.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Em caso de dúvidas sobre a doação ou para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelos telefones (17) 3281-9080 / (17) 98165-0032 (Whatsapp). A Unidade de Hemoterapia de Olímpia fica na Rua Síria, 190 – Centro (ao lado da Santa Casa). As doações podem ser feitas de terça-feira a sábado, das 07h às 12 horas.